História, perguntado por marcoalves5291, 1 ano atrás

(PUC-RJ/2015) Ao longo do século XIX, diversos países praticaram um a política de expansionism o im perialista que interferiu na trajetória histórica de sociedades em todos os continentes. Sobre esse processo, identifique a única alternativa correta.

a) O expansionismo, nesse momento, estava associado ao desenvolvimento da industrialização e à expansão do capital financeiro, o que significava ampliar o mercado consumidor, garantir o controle sobre áreas fornecedoras de matérias-primas estratégicas e encontrar novas áreas de investimento.
b) A principal justificativa desse expansionism o foi a ideia de civilização, tendo os povos conquistados acolhido os conquistadores como seus salvadores frente a um destino de pobreza e m iséria.
c) A relação econôm ica entre a m etrópole e a colônia estava baseada na prática do m onopólio com ercial que os prim eiros exerciam sobre os segundos.
d) O controle das áreas coloniais nesse m om ento obedecia a um a lógica econôm ica e, por isso, não houve significativos deslocam entos de população entre as regiões m etropolitanas e coloniais.
e) A resistência ao colonialism o no século XIX foi vitoriosa, pois as populações locais conseguiram articular alianças políticas e m ilitares que im pediram a vitória das potências industriais.

Soluções para a tarefa

Respondido por thaissacordeiro
592
Olá.


Conforme o enunciado acima, podemos compreender que a alternativa correta é a letra A.



Podemos enriquecer ainda o estudo comentando um pouco sobre o imperialismo.


O imperialismo consistiu em um processo de dominação, ocasionado por grandes potências econômicas que queriam o poder sob regiões localizadas na África e na Ásia. Dessa forma, o lucro era o principal interesse para expandir a industrialização.

Nesse sentido, os recursos minerais eram explorados para que investimentos fossem criados nas áreas dominadas pelas potências. Ainda assim, os países imperialistas exerceram uma dominação com o uso militar, para que conseguisse desestabilizar as economias naturais.

Além disso, esses países usavam as religiões cristãs para adotar novos valores éticos e morais na sociedade.

Espero ter ajudado!



geomarques2: Obrigada
Respondido por ferretti
123

a) O expansionismo, nesse momento, estava associado ao desenvolvimento da industrialização e à expansão do capital financeiro, o que significava ampliar o mercado consumidor, garantir o controle sobre áreas fornecedoras de matérias-primas estratégicas e encontrar novas áreas de investimento.

Correto. O expansionismo dos séculos XIX e XX, estava associado ao movimento pela ampliação do mercado consumidor para os produtos industrializados.

b) A principal justificativa desse expansionismo foi a ideia de civilização, tendo os povos conquistados acolhido os conquistadores como seus salvadores frente a um destino de pobreza e miséria.

Falso. Os povos conquistados rejeitavam o domínio estrangeiro, que tentava se legitimizar de qualquer jeito.

c) A relação econômica entre a metrópole e a colônia estava baseada na prática do monopólio comercial que os primeiros exerciam sobre os segundos.

Falso. Neste neoimperialismo não havia monopólio comercial, mas domínio territorial e exploração de recursos para participação no mercado internacional.

d) O controle das áreas coloniais nesse momento obedecia a um a lógica econômica e, por isso, não houve significativos deslocamentos de população entre as regiões metropolitanas e coloniais.

Falso. A movimentação imperialista deslocou grandes contingentes populacionais, provocando fugas e etc.

e) A resistência ao colonialismo no século XIX foi vitoriosa, pois as populações locais conseguiram articular alianças políticas e militares que impediram a vitória das potências industriais.

Falso. A resistência ao colonialismo não foi vitoriosa, na medida em que sofreu fortes intervenções militares dos países imperialistas.

Saiba mais: https://brainly.com.br/tarefa/1246521

Em anexo, charge sobre o imperialismo.

Anexos:
Perguntas interessantes