Geografia, perguntado por adrianzaldivar4893, 11 meses atrás

(PUC-Rio 2015) “Se algum acordo de comércio tinha tudo para dar certo foi aquele firmado entre México, Estados Unidos e Canadá. Sancionado em 1994, o Acordo de Livre Comércio da América do Norte [Nafta] criou o que era, na época, a maior área de livre-comércio do mundo, com 376 milhões de pessoas e um PIB de quase 9 trilhões de dólares." (Joseph E. Stiglitz.Globalização:como dar certo. São Paulo: Companhia das Letras, 2007, p. 1371 Tendo em vista essa informação e considerando as questões comerciais da chamada globalização, pode ser dito que a) esse acordo comercial, mesmo considerando as desigualdades entre México e EUA, foi bem- -sucedido e trouxe novas possibilidades à nação mexicana, algo que no contexto da globalização é praticamente o único caso de sucesso. b) esse pacto abriu o pais mais rico do mundo ao México e assim esses países continuaram a sua história compartilhada, agora de forma institucionalizada, mostrando que países pobres se beneficiam com o livre-comércio. c) na era da globalização ocorrem vários pactos comerciais - regionais ou não, que nem sempre foram (e são) bem-sucedidos, e vários são vistos como contrários à lógica do livre-comércio, já que privilegiam os países-membros dos acordos. d) acordos comerciais regionais, como o citado, fracassaram em razão da condição desigual dos membros, e por isso só se insiste, no mundo globalizado, em acordos e uniões com membros mais homogêneos, como a União Européia. e) tal como o Nafta, o Mercosul é bem-sucedido pela associação com os EUA formando a Alca (Área de Livre Comércio das Américas), pois o sucesso está em combinar países de economias de pesos e formas diferentes. RttPusta:c

Soluções para a tarefa

Respondido por bitencourtericotafpm
57
Olá!

Na globalização, ou seja, no mundo onde há uma vasta criação de acordos comerciais internacionais e produções massivas para exportações e importações pode acontecer de certos países serem bem-sucedidos e outros ficarem para trás.

No caso dos Estados Unidos e do México, sua ligação comercial foi bem-sucedida. Podemos ver outros acordos como o Mercosul que parecem não fazer diferença, ou seja, muitos países conseguem um bom acordo comercial, outros não.

Portanto, alternativa C.

Abraços!
Perguntas interessantes