História, perguntado por hdjdbdjddnd967, 1 ano atrás

(PUC-RIO 2009)Imagem: Revista Veja. 11/08/08Os confrontos armados na região do Cáucaso são resultado de anos de disputas e desentendimentos, que ultrapassam a própria Eurásia. Assinale a única alternativa que apresenta uma explicação INCORRETA sobre os conflitos na região.A) O ditador Josef Stálin decidiu transformar, em 1922, o território da Ossétia do Sul em Região Autônoma da República Socialista Soviética da Geórgia. A medida colocou parte dos ossetas, grupo etnicamente ligado à Rússia, dentro do domínio territorial georgiano.B) Apesar de o território georgiano não possuir grandes reservas de petróleo e gás natural, ele abriga importantes dutos que abastecem as economias da Europa Ocidental com hidrocarbonetos, fato que amplia a ação russa contra as forças de emancipação.C) A participação dos países da região do Cáucaso na União Européia contraria os interesses do governo russo, que não mede esforços em convencer esses países a fazerem parte da Organização Xangai de Cooperação (SCO).D) A intenção do governo georgiano em juntar se à OTAN, aliança militar do Ocidente, pode ser considerada um desagravo ao governo russo, o que leva os EUA a agirem mais diretamente na resolução dos atuais conflitos na região.E) A posição estratégica do território georgiano — está na rota dos dutos projetados para conduzir gás e óleo do Turcomenistão e do Azerbaijão (países pró-Moscou) até o litoral mediterrâneo — torna a ação militar russa mais intensa e imediata na área.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por ferretti
22

A) O ditador Josef Stálin decidiu transformar, em 1922, o território da Ossétia do Sul em Região Autônoma da República Socialista Soviética da Geórgia. A medida colocou parte dos ossetas, grupo etnicamente ligado à Rússia, dentro do domínio territorial georgiano.

Correto. Joseph (ou Josef) Stalin, ditador da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, dominou a região da Ossétia, e inseriu os Ossetas como parte da população sobre domínio da Geórgia.


B) Apesar de o território georgiano não possuir grandes reservas de petróleo e gás natural, ele abriga importantes dutos que abastecem as economias da Europa Ocidental com hidrocarbonetos, fato que amplia a ação russa contra as forças de emancipação.

Correto. Passam pela Geórgia fundamentais canais de abastecimento de combustíveis fósseis para a Europa. Dominar a região é dominar a fonte de recursos dos principais países dependentes.


C) A participação dos países da região do Cáucaso na União Européia contraria os interesses do governo russo, que não mede esforços em convencer esses países a fazerem parte da Organização Xangai de Cooperação (SCO).

Falso. Os países do Cáucaso não fazem parte da União Europeia.


D) A intenção do governo georgiano em juntar se à OTAN, aliança militar do Ocidente, pode ser considerada um desagravo ao governo russo, o que leva os EUA a agirem mais diretamente na resolução dos atuais conflitos na região.

Correto. Ao se aproximar da OTAN a Geórgia se afasta da Rússia e revela conflitos pendentes na região.


E) A posição estratégica do território georgiano — está na rota dos dutos projetados para conduzir gás e óleo do Turcomenistão e do Azerbaijão (países pró-Moscou) até o litoral mediterrâneo — torna a ação militar russa mais intensa e imediata na área.

Correto. Por conta de sua importância estratégica, a Geórgia é alvo de diversas disputas de hegemonia e influência.

Respondido por ingtffvghh
5

c ) é o intem incorreto , (a participação........)

Perguntas interessantes