(PUC-RIO 2008)Nas décadas de 1960 e 1970, a América Latina viveu a experiência de inúmeros golpes que deram início a Ditaduras Militares que, apesar das diferenças entre si, apresentam características comuns. Das alternativas abaixo, quais apresentam afirmativas que expressam corretamente esta idéia?I – Em todos estes regimes militares as instituições representativas sofreram abalos, ocorreu a falência ou crise aguda dos partidos políticos tradicionais, assim como a militarização da vida política em geral.II – O governo dos Estados Unidos, profundamente envolvido na Guerra Fria no continente asiático, não participou diretamente dos golpes militares ocorridos nesta época na América Latina.III – A nova ordem política que se institucionalizou a partir destes golpes militares procurou se legitimar em nome dos princípios contidos na “doutrina de segurança nacional”, cujo ponto central era “impedir a iminente ameaça comunista” no continente.IV – De maneira geral, nos novos governos autoritários nascidos destes golpes, ocorreu o desmantelamento das organizações sindicais, por meio da supressão do direito de greve, da intervenção nos sindicatos, da prisão e assassinato de líderes trabalhistas.ASSINALE a alternativa correta:A) Apenas as afirmativas II, IV estão corretas.B) Apenas as afirmativas I, II, III estão corretas.C) Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.D) Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.E) Todas as afirmativas estão corretas.
Soluções para a tarefa
I – Em todos estes regimes militares as instituições representativas sofreram abalos, ocorreu a falência ou crise aguda dos partidos políticos tradicionais, assim como a militarização da vida política em geral.
Correto. Os governos militares tem por característica a redução da democracia e a intensificação dos regimes de controle social e político, principalmente através da militarização da sociedade.
II – O governo dos Estados Unidos, profundamente envolvido na Guerra Fria no continente asiático, não participou diretamente dos golpes militares ocorridos nesta época na América Latina.
Falso. O governo norte-americano participou, de fato, nos processos de militarização governamental da América Latina, sendo um de seus principais promotores.
III – A nova ordem política que se institucionalizou a partir destes golpes militares procurou se legitimar em nome dos princípios contidos na “doutrina de segurança nacional”, cujo ponto central era “impedir a iminente ameaça comunista” no continente.
Correto. Clamava-se o respeito às instituições democráticas, simulando uma espécie de risco nacional que exigia a atuação do governo central para manter a segurança nacional contra os comunistas.
IV – De maneira geral, nos novos governos autoritários nascidos destes golpes, ocorreu o desmantelamento das organizações sindicais, por meio da supressão do direito de greve, da intervenção nos sindicatos, da prisão e assassinato de líderes trabalhistas.
Correto. Os direitos sociais e as liberdades de manifestação estavam proibidos de serem exercidos. Isso porque a oposição poderia ser declarada como traidora da pátria e acarretar em perseguições violentas.
Sobre a questão sobre Ditaduras Militares nas décadas de 1960 e 1970 podemos afirmar que alternativas corretas são I, III e IV. Portanto letra D) é a resposta.
Análise das Questões Sobre Ditaduras Militares
- I- Está CORRETA, pois em todos os golpes militares as instituições representativas sofreram abalos e ocorreu o fechamento do Congresso e em consequência disso o fim dos partidos tradicionais.
- II- Está INCORRETA, pois o governo dos Estados Unidos, mesmo profundamente envolvido na Guerra Fria, participou diretamente dos golpes militares na América Latina.
O governo estadunidense vai implantar a DSN (Doutrina de Segurança Nacional) e vários militares de países latino-americanos irão para os Estados Unidos receber treinamentos para combater o "inimigo interno" o comunismo.
- III- Está CORRETA, pois com auxílio dos Estados Unidos vai ser criado a DSN, que foi o principal mecanismo ideológico para criar a imagem do inimigo interno.
A Doutrina Nacional de Segurança fora criada após a Revolução Cubana. Com o medo estadunidense que a revolução de Fidel Castro influenciasse os países latinos, eles começam a implantar guerras internas e apoio aos golpes de Estado dos países do Cone Sul.
- IV- Está CORRETA, pois com os governos militares pela américa latina foi extinto qualquer tipo de manifestação política contrária ao regime imposto. Qualquer um que ousasse se manifestar seria duramente reprimido, torturado e até mesmo morto.
Saiba mais sobre "Ditaduras Militares” aqui: https://brainly.com.br/tarefa/41418525