Química, perguntado por santospollyy6686, 1 ano atrás

(PUC-RIO 2008)De acordo com a Teoria da repulsão dos pares eletrônicos da camada de valência, os pares de elétrons em torno de um átomo central se repelem e se orientam para o maior afastamento angular possível.Considere que os pares de elétrons em torno do átomo central podem ser uma ligação covalente (simples, dupla ou tripla) ou simplesmente um par de elétrons livres (sem ligação).Com base nessa teoria, é correto afirmar que a geometria molecular do dióxido de carbono é:A) trigonal plana.B) piramidal.C) angular.D) linear.E) tetraédrica.

Soluções para a tarefa

Respondido por Iucasaraujo
151

Olá!

Primeiramente, vamos relembrar a fórmula molecular do dióxido de carbono:

O == C == O

Apenas observando a fórmula, se pode perceber que a sua geometria é linear. Mas existe uma explicação técnica para isso:

O carbono faz duas duplas ligações covalentes com os átomos de oxigênio.

Ele apresenta duas nuvens eletrônicas e a máxima distância possível entre elas é de 180 graus, o que significa que a sua geometria molecular é linear.

Portanto, a alternativa correta é a letra D.

Espero ter ajudado. Bons estudos!

Respondido por benvindomiguel45
26

Resposta: Letra (d)

Explicação: Geometria linear  

Essa geometria molecular ocorre quando há uma molécula diatômica (dois átomos) ou triatômica (três átomos) na qual o átomo central está ligado diretamente a outros dois átomos. No caso da molécula triatômica, não há nuvem eletrônica não ligante.

Anexos:
Perguntas interessantes