Química, perguntado por JhonPimentel, 1 ano atrás

(PUC-PR) Nos últimos anos, o mercado financeiro internacional tem mostrado uma tendência na valorização das denominadas Commodities Agrícolas como, por exemplo, o milho, devido ao maior interesse no uso desses produtos para fins de obtenção de combustíveis alternativos ao petróleo que sejam menos poluentes e ainda renováveis.
Dentre esses combustíveis, pode-se destacar o Metano( CH4 = 16g./mol), o Metanol ( CH3OH = 32g./mol) e o Etanol ( CH3CH2OH = 46g.mol)

Segundo as informações apresentadas na tabela, pode-se afirmar que os combustíveis que apresentam as maiores capacidades energéticas mássica e volumétrica são, respectivamente,

A) Metanol e Etanol
B) Etanol e Metanol
C) Metanol e Metano
D) Etanol e Metano
E) Metano e Etanol


Agradeço desde já. Se possível,explique-me detalhadamente c:​

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por rafaelrafaxdp5c9zd
3

Resposta letra E.

Segundo a tabela, com pouca quantidade de METANO produz-se boa quantidade de energia. E, também, a segunda substância "mais em conta" é o ETANOL, que acaba gerando mais energia do que o METANOL, com diferença de 0,003 g.ml^-1.

Espero ter ajudado.


JhonPimentel: Obrigado, mas eu não entendo o motivo de o Metanol ser deixado de lado. Creio que há algum cálculo ou raciocínio que possa me esclarecer essa dúvida. Com certeza, a rentabilidade da energia adquirida mais a quantidade de volume estão envolvidas. Só não entendo como
rafaelrafaxdp5c9zd: Sim, colega. Certamente deve haver alguma forma de provar isso através dos cálculos. Não tenho em mente como seja, pois simplesmente aplicar uma análise qualitativa sobre as quantidades em g/mL (densidade) e a quantidade de energia liberada na combustão satisfaz o problema. É aquela coisa: "Fazer mais com pouco". Mais energia com pouca matéria. ;) Um abraço.
Perguntas interessantes