Português, perguntado por beatrizgatauna762, 1 ano atrás

(PUC-PR) Considere os seguintes fragmentos:

As revoltas mais impetuosas de Aurélia eram justamente contra a riqueza que lhe servia de trono, e sem a qual nunca por certo, apesar de suas prendas, recebería como rainha desdenhosa a vassala
gem que lhe rendiam. Por isso mesmo considerava ela o ouro um vil metal que rebaixava os homens; e no íntimo sentia-se profundamente humilhada pensando que para toda essa gente que a cercava, ela, a sua pessoa, não merecia uma só das bajulações que tributavam a cada um de seus mil contos de réis. (José de Alencar, Senhora. Primeira Parte - "0 preço", cap. I)

Se não fosse a astronomia, não descobriría eu tão cedo as dez libras de Capitu; mas não é por isso que tomo a ela, é para que não cuides que a vaidade de professor é que me fez padecer com a desaten­ ção de Capitu e ter ciúmes do mar. Não, meu amigo. Venho explicar-te que tive tais ciúmes pelo que podia estar na cabeça de minha mulher, não fora ou acima dela. (Machado de Assis, Dom Casmurro. cap. CVII - "Ciúmes do mar")

A comparação entre os fragmentos acima, extraí­ dos de romances brasileiros da segunda metade do século X IX , permite concluir que:

a) as preocupações econômicas foram tema central da literatura brasileira, em igual medida, no Romantismo e no Realismo.
b) Machado de Assis narra em primeira pessoa e se dirige diretamente ao leitor; José de Alencar adota o foco narrativo de terceira pessoa, o que favorece a neutralidade em relação aos fatos narrados.
c) Machado de Assis, autor romântico, desvia a ênfase das “dez libras” para os sentimentos de Capitu; José de Alencar, mais realista, privilegia a crí­ tica aos pretendentes interesseiros de sua heroína.
d) o tema dos ciúmes, central em Dom Casmurro, não aparece em Senhora, romance em que nem Aurélia, nem Fernando Seixas relacionam-se amorosamente com outras personagens.
e) nos dois romances, a segunda parte esclarece os mistérios da primeira: em Senhora, são esclarecidos os motivos por que Aurélia decidiu comprar seu marido; em Dom Casmurro, são apresentadas as razões da infidelidade de Capitu.

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
13
Alternativa B

Ainda que as ideologias de um autor estejam presentes em seu texto mesmo quando em terceira pessoa, ao adotar esse tipo de narração temos uma neutralidade maior na exposição dos fatos, como acontece no romance de José de Alencar. Já em Dom Casmurro, de Machado de Assis, a narração em primeira pessoa coloca o narrador-personagem como única voz dos fatos, tornando o relato bem subjetivo.
Perguntas interessantes