Biologia, perguntado por vcristinaa1775, 1 ano atrás

(PUC-Campinas) “Cientistas sabem da existência de fontes termais submarinas desde a década de 70. Os sistemas conhecidos como chaminés negras, ou fumarolas, são os mais comuns. [...] Nessas chaminés, a água pode atingir temperaturas superiores a 400 °C, devido à proximidade de rochas magmáticas. Com pH semelhante ao do suco de limão, ela libera sulfetos, ferro, cobre e zinco, à medida que se infiltra nas rochas vulcânicas abaixo do solo marinho. Quando esse fluido ebuliente e ácido sobe novamente à superfície, é expelido pelas chaminés na água gelada das profundezas do mar, onde os sulfetos de metal dissolvidos resfriam rapidamente e precipitam, produzindo uma mistura escura, parecida com nuvens de fumaça negra. [...] Apesar da agressiva composição química da água ao seu redor, há uma profusão de animais exóticos, como os gigantescos vermes tubiformes (Riftia), desprovidos de boca e intestinos. Essas criaturas florescem graças a uma associação simbiótica com bactérias internas, que consomem o venenoso gás sulfeto de hidrogênio que emana dos orifícios.” (Revista Sientific American Brasil, janeiro de 2010, p. 42.) As fontes termais submarinas constituem um ambiente favorável para o estudo da origem da vida em nosso planeta. I. Para alguns pesquisadores, essas condições se assemelham ao ambiente inicial, que foi favorável à formação e integridade de moléculas orgânicas, e que existiu nos primórdios da evolução biológica. II. Para outros pesquisadores, a água rica em gás sulfeto de hidrogênio seria uma fonte de nutrientes e energia para que os primeiros organismos produzissem seu alimento. Essas informações estão relacionadas com duas hipóteses distintas sobre a origem da vida. Sobre isso, assinale a alternativa correta. a) I refere-se à hipótese autotrófica, segundo a qual organismos fotossintetizantes convertiam H20 e C02 em compostos orgânicos mais complexos e ricos em energia química. b) II refere-se à hipótese heterotrófica, segundo a qual os primeiros organismos se alimentavam de ; compostos orgânicos formados de forma abiótica a partir de compostos simples. c) I está relacionado à panspermia, hipótese segundo a qual a vida teria surgido fora do planeta e semeada i aqui por meteoritos vindos do espaço sideral. d) II relaciona-se à hipótese autotrófica, segundo a qual organismos quimiossintetizantes produzem alimento com energia obtida por reações químicas ; inorgânicas. ; e) I está associado à hipótese simbiótica, segundo a ; qual organismos eucarióticos primitivos incorpo- ; raram bactérias que passaram a funcionar como mitocôndrias e cloroplastos. :

Soluções para a tarefa

Respondido por pissurnof
111
Olá, tudo bem? Vamos analisar cada item por vez para ao final apontar a resposta correta:

a) Falso. Na verdade, I se refere à hipótese heterotrófica, que defende que os seres primitivos não conseguiam produzir seu próprio alimento, tendo que consumir o material orgânico disponível nos mares rasos onde teriam surgido.

b) Falso. Na verdade, II se refere à hipótese autotrófica, que defende que os seres primitivos teriam surgido nos assoalhos dos oceanos, tendo que desenvolver um mecanismo chamado quimiossíntese para sobreviver.

c) Falso. A hipótese heterotrófica defendida em I pensa que os seres primitivos da Terra se desenvolveram após transformações lentíssimas envolvendo sopas primordiais nutritivas, choques elétricos e meteoritos

d) Verdadeiro, conforme já visto na análise do item b.

e) Falso. Os eucariontes, seres mais complexos, nada têm propriamente a ver com os mecanismos de surgimento da vida.

Sendo apenas o item d verdadeiro, trata-se da resposta correta.
Perguntas interessantes