História, perguntado por aalalouquinha, 4 meses atrás

(PUC-Campinas - 2017) — Adaptada.

"[...] Renegando os princípios da democracia representativa, os ‘revolucionários’ de 1964 recorreram a um arsenal de instrumentos de exceção (atos institucionais, atos complementares, decretos-leis), graças aos quais ficaram mais de 20 anos no poder. A implantação da ditadura e da violência generalizada não ocorreu de imediato. Foi uma escalada que resultou do surgimento de uma oposição civil ao novo regime e de divergências no interior das próprias hostes golpistas. [...]"

KUPPER, Agnaldo e CHENSO, Paulo A. História crítica do Brasil. São Paulo: FTD, 1998, p. 278

Com base no arsenal a que o texto se refere, pode-se afirmar que, nesse período, os governos

A
abriram a economia ao capital estrangeiro e intensificaram o comércio com os países socialistas, aliados do regime.

B
procuraram reduzir a atuação direta do Estado em setores estratégicos da economia, como em serviços de saúde e na indústria bélica.

C
montaram uma rede de órgãos repressivos com o objetivo de manter acuados não apenas grupos sociais de esquerda, mas toda a sociedade.

D
adotaram a política econômica neoliberal com o objetivo de amenizar as desigualdades sociais geradas pelo funcionamento do mercado.

E
resgataram a plenitude política do cidadão ao revogar os atos de exceção do regime militar, determinar eleições diretas e restaurar o habeas corpus.

Soluções para a tarefa

Respondido por besstinha
0

Resposta:C

Explicação:

Perguntas interessantes