Publicar um artigo científico é uma tarefa que demanda atenção e esforço. Além disso, o processo de avaliação do artigo por parte da revista muitas vezes é longo. Depois de terminar de escrever um artigo, caso a intenção seja publicá-lo, é necessário encontrar uma revista que se adéque ao conteúdo de sua pesquisa. Com relação à publicação do artigo em periódico especializado, assinale a alternativa CORRETA:
a) A formatação dos artigos científicos, no que se refere ao número de páginas, obedece à regra universal das 25 páginas, com o intuito de unificar a produção científica.
b) As diferentes áreas do conhecimento possuem em comum o fato de publicarem os artigos nas mesmas revistas científicas, denominadas Revistas Plenas.
c) As regras para formatação de artigos científicos que serão publicados em periódicos especializados variam de acordo com as regras de cada revista.
d) O elemento mais importante na publicação de um artigo científico é a originalidade, ficando a critério do autor definir se irá ou não seguir as normas de publicação
Soluções para a tarefa
c) As regras para formatação de artigos científicos que serão publicados em periódicos especializados variam de acordo com as regras de cada revista.
A publicação de artigos científicos é uma realidade no contexto acadêmico, principalmente pelo fato de que os profissionais devem estar constantemente participando de publicações de artigos científicos, a fim de manterem uma melhor posição em seus currículos.
Todavia, sabe-se que a publicação será direcionada para revistas científicas, as quais apresentam suas próprias regras de formatação.
Resposta:
Letra C
Explicação:
Existem muitas diferenças no que tange ao processo de submissão de
artigos científicos para as revistas especializadas. E cada uma destas ainda possui regras inerentes a sua área de pesquisa. Em resumo, de posse das regras que cada periódico disponibiliza em seu site, você adéqua o artigo e faz a submissão via um sistema próprio, ou ainda, por e-mail, diretamente para o editor. E esse ainda é um processo muito comum