Português, perguntado por danieloppepabc47, 1 ano atrás

Publicado na obra A rosa do povo (1945) e escrito em um momento histórico conturbado - ditadura Vargas no Brasil e Segunda Guerra Mundial -, o poema "A flor e a náusea" deixa transparecer o sentimento do eu lírico em relação a esse contexto. Com base nas três primeiras estrofes, responda:a)- Como se caracteriza o ambiente e o tempo em que vive o eu lírico? Justifique sua resposta com palavras, expressões e versos do texto.b)- Quais são os desejos do eu lírico nesse contexto? Justifique sua resposta com versos do texto.

Soluções para a tarefa

Respondido por Garcias29
31

a) O ambiente que o eu lírico descreve é de melancolia e de revolta. Ele diz que “não, o tempo não chego de completa justiça”, dizendo que o tempo em que vivencia é de completa podridão e de uma constante espera. O eu lírico diz que o tempo interfere nos poema, já que as condições do tempo são importantes para o enriquecimento dos poemas.

b)Ele diz nas ultima estrofes com a expressão “Uma flor nasceu na rua”, que há uma esperança para um novo desabrochar do mundo. Que as guerras acabem as injustiças termine. Ele almeja uma existência que não esteja marcada pela náusea que comumente esta sentindo.

Perguntas interessantes