Psicologia Escolar? Psicologia Educacional? Psicologia da Educação? Psicologia na Educação? Estas várias denominações indicam diversas e variadas relações entre a Psicologia, a Educação e a Escola. Tradicionalmente, o que temos verificado através dos livros, manuais ou das práticas educacionais que são realizadas nas escolas, a vinculação da Psicologia e da Educação tem privilegiado o interesse pela aprendizagem e ensino, ou seja, a Psicologia tem oferecido importante contribuição à Educação por meio de parte do conhecimento produzido de teorias psicológicas a respeito do desenvolvimento humano, da aprendizagem humana, teorias de grupos, etc. Quem não conhece as importantes contribuições que autores tais como Piaget, Vygotsky, Freud e outros trouxeram para os trabalhos das escolas? O que gostaríamos de focalizar é a relação da Psicologia enquanto profissão com a Educação. Pesquise sobre as contribuições dos autores supracitados e apresente em poucas linhas a sua posição.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Piaget, Vygotsky e Freud trouxeram fortes argumentos com fundamentos distintos entre si, mais que quando analisados em conjuntos nos faz refletir em uma escola como uma instituição que possa contribuir com o aluno levando em consideração vários fatores pontuados pelos autores que trazem a assertiva de quão importante é o aluno como indivíduo e sociedade que o envolve.
Explicação:
Piaget trouxe grande contribuição para educação, com sua psicologia trouxe para o campo escolar a ideia de que o professor deve apenas orientar o estudante no caminho da aprendizagem dando para o aluno a autonomia no aprender, assim ele defendeu a formação de um cidadão criativo e crítico.
Lev Vigotsky defendeu que as crianças absorvem através do convívio familiar os conhecimentos básicos da sociedade ao qual está inserida e essas relações de proximidade são determinantes na formação dos indivíduos e ele reforça que a educação deve se preocupar em fazer a criança avançar mediante os conhecimentos adquiridos por essas na sua convivência, assim ele diz melhorar a compreensão de mundo da criança encima dos conhecimentos já vivenciados.
Freud trouxe a abordagem de que a educação servia para ponderá o principio do prazer que é imenso no indíviduo, pelo principio da realidade e que a educação deveria ser usada buscando não inibir e proibir, pois se assim fosse poderia causar grandes impactos na vida dos estudantes.
Os três cientistas abordam como a relação educação – professor – aluno, deve se basear, trazendo informação de suma importância que nos ajudam na construção de uma escola que possa ser positiva e atingir seus objetivos nos dias de hoje.
Piaget e Vygotsky são adeptos ao Construtivismo e à sua ramificação: o Socioconstrutivismo, ou seja, o conhecimento é construído a partir das experiências de mundo da criança.
Eles cunharam o construtivismo para que o processo de ensino e de aprendizagem se fizesse por meio da história e da sociedade em que a criança se encontra imersa.
Para os autores e teóricos da educação, só há efetiva aprendizagem quando a criança se percebe no mundo e é capaz de assimilar os conhecimentos de modo autônomo, embora coexista socialmente com outras pessoas.
Contudo, há críticas que dizem que esta teoria não aborda a aprendizagem que ocorre fora da pessoa. Ela também falha em descrever como a aprendizagem acontece dentro das organizações.
Já Freud foi importante em relação às teorias psicanlíticas perante em como o sujeito aprende e se relaciona com os demais em seu redor. A partir disso, cunha o Ego, o Id e Superego.
Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/38286679