Psicodiagnóstico é um processo cientifico que é limitado no tempo, utilizando testes e técnicas psicológicas em nível individual ou não para entender aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso e comunicar os resultados, na base dos quais são propostas as soluções. (CUNHA, 2003, p.23).
Conforme Simaia Sampaio, no psicodiagnóstico clínico, uma etapa importante é a entrevista contratual. Para a autora, não faz parte desse momento do diagnóstico:
Escolha uma:
a. informar objetivos do tratamento e procedimentos que serão adotados.
b. colher dados históricos da criança.
c. estar atento e registrar falas dos pais, a compreensão que possuem sobre as dificuldades da criança, bem como suas resistências ao tratamento.
d. fazer enquadramento sobre horários, quantidade de sessões, frequência e honorários.
e. colher dados pessoais e ouvir as queixas sobre o problema que a criança apresenta.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a alternativa d
Explicação:
d. fazer enquadramento sobre horários, quantidade de sessões, frequência e honorários.
A entrevista contratual é importante para colher dados históricos da criança, colher dados da família, do dia-a-dia da criança, dos seus comportamentos básicos e conversar um pouco com a criança e com os pais, não é feito um diagnóstico nessa etapa (alternativa B).
A importância da entrevista contratual
Além de ser uma forma de informar aos pais sobre como será desenvolvida a atividade com a criança, também ajuda o profissional a se situar e entender um pouco mais da situação.
Já engloba informações para que o profissional se aproxime do diagnóstico de maneira mais rápida e possa ajudar a resolver o problema.
Venha estudar mais sobre psicologia em:
https://brainly.com.br/tarefa/24756323