Próxima
Anterior
O comércio de escravizados foi uma prática econômica bastante utilizada no período das Grandes Navegações. O texto apresenta informações sobre o transporte dos africanos escravizados em direção às Américas.
A viagem era extremamente desagradável, e para muitos representou uma morte lenta e dolorosa. [...] os escravos eram acorrentados em longas cadeias (corrientes) em grupos de seis, e de dois em dois tinham grilhões entre as pernas para impedi-los de fugir (no embarque e no desembarque) ou de se jogarem no mar. No navio eles eram colocados no porão, “onde não viam o sol nem a lua”, sentados, sempre acorrentados em longas filas.
THORNTON, John. A África e os africanos na formação do mundo Atlântico, 1400-1800. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. p. 218-219.
Com base na leitura do texto, pode-se identificar que o tráfico de escravizados, para as Américas,
(A)
foi uma prática pouco difundida, levando em consideração seu alto custo de manutenção.
(B)
representou uma atividade bastante lucrativa para os portugueses.
(C)
era uma prática exclusivamente portuguesa, dada a ausência da participação de africanos no comércio de escravizados.
(D)
anulou em definitivo a cultura dos africanos, que abandonaram seus costumes e suas crenças em prol da cultura europeia.
surgimento de indústrias no Brasil esteve diretamente relacionado com os ciclos econômicos que o precederam. Sobre esse assunto, leia o texto.
O Ciclo do Café foi um período da história do Brasil durante o qual a produção cafeeira teve grande importância para o desenvolvimento econômico do país. Muitas cidades passaram por grandes transformações, como a construção de estradas de ferro, a industrialização e a chegada de imigrantes europeus. O Ciclo do Café se estendeu aproximadamente do início do século XIX até o ano de 1930.
CICLO do café. Disponível em: <shorturl.at/eKY67>. Acesso em: 17 set. 2020.
A relação estabelecida entre a indústria e o ciclo do café ocorre porque
(A)
a indústria no Brasil instalou-se primeiramente na Região Nordeste e depois se transferiu para a Região Sudeste, em razão do ciclo do café.
(B)
em virtude do investimento na infraestrutura para escoar a produção do café, a Região Sudeste era a mais preparada e, por isso, hoje é a mais industrializada.
(C)
infraestrutura mais avançada do país encontra-se na Região Centro-Oeste, sendo ela a mais industrializada por conta da expansão da produção de café.
(D)
o Centro-Oeste
é mais industrializado do que a Região Norte, em virtude da expansão do café.
Soluções para a tarefa
Respondido por
14
Primeira pergunta:
Letra B
Segunda pergunta:
Letra B
Não tenho certeza de que a segunda está certa
ESPERO TER AJUDADO
Respondido por
9
Resposta:
Primeira:
Letra B
Segunda:
Letra A
Perguntas interessantes