proverbios populares e seus significados
Soluções para a tarefa
Resposta:
1. Gato escaldado tem medo de água fria
O ditado acima tem muito a ver com memória e com cuidar de si próprio. Quem se magoa com algo passa a temer qualquer sinal daquilo que o magoou, trata-se de um gesto saudável e instintivo de auto-proteção.
A imagem do gato é usada como metáfora, pois se sabe que o felino, em geral, tem pavor de água.
Dessa forma, aqueles que já sofreram com o contato com a água quente (gato escaldado), fogem rápido de qualquer contato com a água novamente (mesmo se estiver fria).
2. Não existe rosa sem espinho
O ditado traz o conceito de que mesmo as coisas mais bonitas podem trazer desafios. Isso vale para um amor, um trabalho, uma amizade ou outras situações.
Isso porque, como é dito na oração, mesmo as flores mais belas, como as rosas, possuem aspectos desagradáveis como os espinhos em seus caules, que podem até mesmo causar ferimentos.
3. Cavalo dado não se olha os dentes
Essa sabedoria popular diz respeito à reação que se deve ter quando se ganha um presente. O provérbio orienta a não desdenhar ou falar mal de algo que se recebeu - ainda que o presenteado não goste muito da oferta.
A expressão está relacionada a dentição dos cavalos, pois é possível reconhecer os animais novos (e mais “úteis”) a partir da observação da arcada dentária.
Entretanto, se o animal é um presente, não se deve olhar os dentes, pois constrangeria a pessoa que fez a doação.
4. De médico e de louco todo mundo tem um pouco
A expressão valoriza a capacidade humana de se adaptar a situações incomuns de forma inteligente ou criativa.
O médico é uma figura de autoridade na nossa sociedade e sabe lidar com problemas importantes de saúde. Muitas vezes, pessoas comuns conseguem resolver questões complicadas sem o auxílio de profissionais.
Da mesma forma, o louco é visto como um ser impulsivo, mas também muito criativo, características presentes na maioria das pessoas em maior ou menor grau.
Explicação:
ñ precisa copiar tudo! E só você resumir em poucas quantidades