prove que todo inteiro positivo é uma potência de 2 ou pode ser escrito como a soma de distintas potências de 2.
Soluções para a tarefa
Foi possível demonstrar através do princípio de indução finita que todo inteiro positivo pode ser escrito como soma de distintas potências de 2.
Princípio da indução finita
Se n pode ser escrito como uma soma de potências distintas de dois, vamos denotar essa soma como f(n). Sendo assim vamos aplicar o princípio da indução finita:
- Quando n=1, 1 = .A afirmação é verdadeira;
- Supondo agora que a afirmação seja verdadeira quando n = j, 1 ≤ j ≤ k.
Então j pode ser escrito como uma soma de potências distintas de dois. Teremos que provar que a afirmação é verdadeira quando n = k + 1, isto é, (k + 1) pode ser escrito como uma soma de potências distintas de dois.
1° Caso: k + 1 é um inteiro positivo ímpar
Então k é um inteiro positivo par. Pela suposição, k pode ser escrito como soma de potências distintas de dois. Como k é par não está incluído (caso contrário, k será ímpar). Então k+1 pode ser escrito como que é a soma de distintos potências de dois.
2° Caso: k + 1 é par
Então é um número inteiro positivo, e . Pela suposição pode ser escrito como soma de potências distintas de dois. Então k + 1 pode ser escrito como . Uma vez que todas as potências são distintas, então todos as potências em também serão distintas. Por indução, a afirmação é verdadeira.
Saiba mais sobre princípio da indução finita:https://brainly.com.br/tarefa/53291800
#SPJ4