Matemática, perguntado por samuelsilvanestor, 7 meses atrás

Prove que 5 é um número irracional. (Demonstração por Absurdo).

Soluções para a tarefa

Respondido por EduuBoni
5

Explicação passo-a-passo:

A nossa tese é que 5 é um número Irracional. T = (5 Irracional). Dizer que ela é falsa é dizer que 5 é um número Racional. Ora, todo número racional pode ser escrito na forma de fração, como  5 = \frac{5}{1}  , chegamos a um absurdo. Já que 5 era Irracional e se provou Racional.


samuelsilvanestor: Muito obrigado Edu!
EduuBoni: De nada!
Respondido por Nitoryu
13

Resposta: A partir dos dados fornecidos pelo problema e dos devidos cálculos que realizaremos, é possível verificar que 5 é um número irracional.

O método da prova por absurdo consiste em provar que um resultado é verdadeiro mostrando que não pode ser de outra forma. Consiste em supor que o resultado a ser provado é falso e chegar, a partir daí, a uma contradição.

Ou seja, assumimos como verdade algo que inicialmente pensamos ser mentira e, depois de realizar algumas operações matemáticas, chegamos a uma contradição lógica. Isso indica que nossa suposição inicial era uma mentira, o caso oposto se mostrou verdadeiro.

Para este caso devemos demonstrar que o número 5 é irracional, para isso partiremos da seguinte hipótese: 5 é racional. É por isso que a expressamos como o resultado do quociente de dois inteiros p e q:

\sf  {5=\dfrac{p}{q} ,\rm~com~ p,q \in \mathbb{Z}~tal ~que~ q\not = 0}\quad \rm{(i)}

E sem perder nenhuma generalidade tomamos p e q como positivos e primos entre si, de modo que \bf\dfrac{p}{q} é uma fração irredutível. Elevamos os dois termos de igualdade ao quadrado para nunca perder nossa igualdade:

\sf {25=\dfrac{p^2}{q^2}}

E se passarmos o fator do denominador da nossa fração irredutível para a outra parte da nossa expressão e se fizermos isso podemos obter:

\Longrightarrow ~\sf 25 q^2= p^2\quad\rm{(ii)}

Vamos dar uma boa olhada na expressão (ii), podemos ver que \bf q^2 vezes 25 é igual a \bf p^2, e o que isso significa? Isso só pode significar que o número \bf q^2 é um múltiplo de 25, pois se não for um múltiplo de 25 matematicamente, a igualdade quebra.

Então logicamente se \bf p^2 é um múltiplo de 25 também \bf p deve ser um múltiplo de 25. Agora vamos provar isso, para provar isso vamos aplicar pela segunda vez a avaliação por absurdo e para isso vamos dizer que \bf p não é igual a 25 por um inteiro chamado k

\sf p\neq 25\cdot k~com~k\in\mathbb{Z}

  • E se elevarmos ao quadrado ambas as partes podemos obter:

\Longrightarrow \sf p^2\neq 625\cdot k^2\\\\ \Longleftrightarrow \sf p^2\neq 25(25\cdot k^2)

Como a variável \bf k é um inteiro \bf k^2 ainda será um inteiro e se multiplicarmos por 25 ainda será um inteiro, então a expressão \bf 25\cdot k^2 é igual a \bf k _ 1, onde \bf k _1 é um número inteiro.

\Longrightarrow \sf  p^2\neq 25\cdot k _1~com ~k _1\in \mathbb{Z}

E o que isto significa? Isso significa que o número \bf p^2 não é um múltiplo de 25, isso é um tanto absurdo, pois na verdade \bf p^2 é um múltiplo de 25 e isso foi obtido usando avaliação absurdo dizendo que \bf p não é um múltiplo de 25.

Então fica provado que \bf p é afirmativo se for múltiplo de 25. Como já mostramos que \bf p é um múltiplo de 25, então \bf p pode ser escrito como 25 multiplicado por qualquer inteiro, sendo \bf k_2 esse mesmo número inteiro.

\sf p= 25 k _2~com~k _2\in\mathbb{Z}\qquad \rm{(iii)}

Agora substituindo o valor da expressão (iii) na expressão (ii) podemos obter:

\Longrightarrow ~\sf 25 q^2= (25 k _2)^2\quad\rm{(ii)}\\\\ \Longleftrightarrow ~\sf 25 q^2=625 k^2 _2 \\\\ \Longleftrightarrow ~\sf q^2=25 k^2 _2

Podemos ver novamente que \bf q^2 é um múltiplo de 25, então também \bf q também é um múltiplo de 25 e de acordo com a prova anterior podemos ver que \bf q se for um múltiplo de 25 e pode ser escrito como 25 para qualquer número inteiro.

  • Quer dizer que:

\sf q= 25 k _3~com~k _3\in\mathbb{Z}\qquad \rm{(iv)}

De acordo com a expressão (iii) e (iv) podemos ver que q e p têm um múltiplo comum e é o número 25 mas de acordo com a suposição da expressão (i) q e p eram números primos (eles só têm dois ou um divisor em comum), então já chegamos ao absurdo.

Conclusão: O número 5 é um número irracional.

Bons estudos =)

Perguntas interessantes