(PROVÃO ECONOMIA, 2002 – Adaptada). Quando o Banco Central compra de volta os títulos públicos: Alternativas: a) Há uma redução na taxa de juros e aumento na Renda. b) Há uma elevação na taxa de juros e elevação na Renda. c) Há uma elevação na taxa de juros e manutenção da Renda no mesmo nível inicial. d) Há uma elevação na taxa de juros e redução na Renda. e) Há uma redução na taxa de juros e redução na Renda. 2)Texto base: (PROVÃO ECONOMIA, 2003 – Adaptada). Vamos supor que o Comitê de Política Monetária (COPOM) anunciou o aumento da taxa de juros SELIC do país, e que o governo afirmou que precisará intensificar o ajuste fiscal das contas públicas. No que se refere às políticas macroeconômicas implementadas, podemos caracterizá-las como: Alternativas: a) Política Monetária Contracionista e Política Fiscal Contracionista. b) Política Cambial Contracionista e Política Fiscal Expansionista. c) Política Monetária Contracionista e Política Fiscal Expansionista. d) Política Monetária Expansionista e Política Fiscal Contracionista. e) Política Monetária Expansionista e Política Fiscal Expansionista. 3)Texto base: (PROVÃO ECONOMIA, 2002 – Adaptado). Na comparação entre os regimes de câmbio fixo e flexível, é correto afirmar que o regime de câmbio flexível resulta em maior: Alternativas: a) Vulnerabilidade da economia a choques externos. b) Certeza quanto à evolução da taxa de câmbio. c) Controle do governo sobre a taxa de câmbio. d) Disciplina dos preços domésticos. e) Poder de compra para os residentes do país. 4)Texto base: (PROVÃO ECONOMIA, 2003 – Adaptado). Quais são efeitos da Política Monetária Contracionista sobre a Taxa de Desemprego e o Nível Geral de Preços? Alternativas: a) A Taxa de Desemprego aumenta e o Nível Geral de Preços diminui. b) A Taxa de Desemprego aumenta e o Nível Geral de Preços aumenta. c) A Taxa de Desemprego aumenta e o Nível Geral de Preços permanece igual. d) A Taxa de Desemprego diminui e o Nível Geral de Preços aumenta. e) A Taxa de Desemprego diminui e o Níve
Soluções para a tarefa
Resposta:
E. Há uma redução na taxa de juros e aumento na renda.
Explicação:
Resposta:
1 - A, 2 - A, 3 - A, 4 - A, 5 - A.
Explicação:
Questão 1
Quando o Banco Central compra de volta os títulos públicos, há uma redução na taxa de juros e aumento na Renda.
A compra e venda dos títulos públicos se dá pelo Banco Central. De acordo com a necessidade de expandir ou reter a circulação de moedas do mercado, as autoridades monetárias competentes resgatam ou vendem esses títulos.
Se existe a necessidade de diminuir a taxa de juros e aumentar a circulação de moedas, o Banco Central compra (resgata) títulos públicos que estejam em circulação.
Questão 2
No que se refere às políticas macroeconômicas implementadas, podemos caracterizá-las como:
Política Monetária Contracionista e Política Fiscal Contracionista.
A política fiscal contracionista é muito importante para que o governo consiga passar credibilidade aos seus credores. Ao transmitir credibilidade aos credores o governo pode reduzir os juros pagos sobre os seus títulos de dívida.
Questão 3
Na comparação entre os regimes de câmbio fixo e flexível, é correto afirmar que o regime de câmbio flexível resulta em maior vulnerabilidade da economia a choques externos.
O câmbio flexível é um tipo de regime cambial caracterizado pela "liberdade" das cotações, que são continuamente atualizadas conforme as variações de oferta e demanda de moeda no mercado. Ou seja, quanto mais agentes econômicos estão dispostos a adquiri-las, maior ao seu valor; por outro lado, se o número de compradores cai, o seu valor também diminui.
Questão 4
Os efeitos da Política Monetária Contracionista sobre a Taxa de Desemprego e o Nível Geral de Preços são que a Taxa de Desemprego aumenta e o Nível Geral de Preços diminui.
Política monetária contracionista é o nome que se dá ao conjunto de políticas que tem como objetivo principal conter o avanço da inflação. Através do uso dos instrumentos de política monetária o Banco Central realiza um aumento da taxa de juros que resulta, quando bem executado, em uma ancoragem da inflação.
Questão 5
No Sistema Financeiro Nacional (SFN), sob o enfoque da Dinâmica do Mercado, o elemento técnico-conceitual referente à parte da economia que acompanha o comportamento dos salários e do poder de compra do salário da população é a Política de Rendas.
A política de rendas consiste na interferência do governo nos preços e salários praticados pelo mercado. No intuito de atender a interesses sociais, o governo tem a capacidade de interferir nas forças do mercado e impedir o seu livre funcionamento. É o que ocorre quando o governo realiza um tabelamento de preços com o objetivo de controlar a inflação.