História, perguntado por spindolalarissa0, 4 meses atrás

prova de fluminismo tudo sobre o fluminismo amanhã tenho prova de história​ por favor me ajudam


spindolalarissa0: o professor marcou como fluminismo
spindolalarissa0: agora nao sei
oliveiramarlete03: não existe isso
spindolalarissa0: ah tá
spindolalarissa0: nao sabia
oliveiramarlete03: !!
spindolalarissa0: voce pode me ajudar
spindolalarissa0: amanhã eu tenho prova
pedroigorsouzaa: e fluminismo ou ilumismo
spindolalarissa0: iluminismo

Soluções para a tarefa

Respondido por pedroigorsouzaa
1

Resposta:

O Iluminismo

Explicação:

  • foi movimento cultural europeu do século XVII e XVIII que buscava gerar mudanças políticas, econômicas e sociais na sociedade da época
  •  Este movimento promoveu mudanças políticas, econômicas e sociais, baseadas nos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade.
  • O Iluminismo tinha o apoio da burguesia, pois os pensadores e os burgueses tinham interesses comuns.
  • As ideias liberais do Iluminismo se disseminaram rapidamente pela população. Alguns reis absolutistas, com medo de perder o governo - ou mesmo a cabeça -, passaram a aceitar algumas ideias iluministas.
  • Vale ressaltar que os iluministas não eram ateus, porém, eles acreditavam que o homem chegaria a Deus por meio da razão.
  • O pensamento iluminista foi importante para o desenvolvimento da ciência e do humanismo – que pregava a centralidade e racionalidade humana

Grandes pensadores, de diversas áreas, fizeram parte dessa corrente com o intuito de acelerar o progresso da humanidade, Alguns pensadores ficaram famosos e tiveram destaque por suas obras e ideias neste período. São eles:

John Locke

John Locke é Considerado o “pai do Iluminismo”. Sua principal obra foi “Ensaio sobre o entendimento humano”, aonde Locke defende a razão afirmando que a nossa mente é como uma tábula rasa sem nenhuma ideia.

Defendeu a liberdade dos cidadãos e Condenou o absolutismo.

Voltaire

François Marie Arouet Voltaire destacou-se pelas críticas feitas ao clero católico, à inflexibilidade religiosa e à prepotência dos poderosos.

Montesquieu

Charles de Secondat Montesquieu em sua obra “O espírito das leis” defendeu a tripartição de poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário.

No entanto, Montesquieu não era a favor de um governo burguês. Sua simpatia política inclinava-se para uma monarquia moderada.

Rousseau

Jean-Jacques Rousseau é autor da obra “O contrato social”, na qual afirma que o soberano deveria dirigir o Estado conforme a vontade do povo. Apenas um Estado com bases democráticas teria condições de oferecer igualdade jurídica a todos os cidadãos. Rousseau destacou-se também como defensor da pequena burguesia.

Adam Smith

Adam Smith foi o principal representante de um conjunto de ideias denominado liberalismo econômico, o qual é composto pelo seguinte:

- o Estado é legitimamente poderoso se for rico;

- para enriquecer, o Estado necessita expandir as atividades econômicas capitalistas;

- para expandir as atividades capitalistas, o Estado deve dar liberdade econômica e política para os grupos particulares.

A principal obra de Smith foi “A riqueza das nações”, na qual ele defende que a economia deveria ser conduzida pelo livre jogo da oferta e da procura.

O que foi o enciclopedismo iluminista?

O enciclopedismo foi um movimento filosófico-cultural originado do iluminismo, desenvolvido na França por Diderot e d'Alembert e que buscava, a partir dos novos princípios da razão, catalogar todo o conhecimento humano na Encyclopédie, uma obra monumental, que constava de 35 volumes.

Qual o contexto do surgimento desse movimento?

Naquele período, a Igreja Católica era detentora do conhecimento e a sua forma de pensar era soberana. Não havia linhas de pensamento alternativas, pois o clero fazia questão de impor as suas doutrinas religiosas para todos os cidadãos.

Quais as suas principais ideias?

Podemos sintetizar as principais ideias iluministas da seguinte forma:

  • Valorização do pensamento racional. Os Iluministas consideravam a razão e a possibilidade de se questionar e investigar como o melhor instrumento para se alcançar qualquer tipo de conhecimento;
  • Defendiam os direitos dos indivíduos por acreditarem que todos deveriam ter seus direitos naturais, como à vida e liberdade, protegidos;
  • Eram críticos aos regimes absolutistas e autoritários, que até então dominavam o cenário europeu. Por isso defendiam uma maior divisão do poder do Estado;
  • Defendiam a liberdade política, econômica e religiosa de todos perante a lei;
  • Criticavam o conhecimento sob controle da Igreja Católica, embora não fossem contra a crença em Deus;
  • Defendiam um novo sistema econômico, em troca do criticado mercantilismo;
  • Eram contra todos os privilégios da nobreza e do clero.

Exercicios que podem cair na sua prova com resposta

Qual filósofo iluminista se destacou ao afirmar que o ser humano nascia bom, mas a sociedade era responsável por torná-lo mal?

Resposta:Rousseau

Em que época da história surgiu a Ilustração?

Resposta:Antigo Regime

Qual era o objetivo da Enciclopédia?

Resposta:Popularizar o saber

O Iluminismo é uma filosofia que deixou marcas profundas na sociedade ocidental. Atualmente, inclusive, podemos verificar a influência do iluminismo em fatos como:

Resposta:Instituição dos Três Poderes

Perguntas interessantes