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Um dos problemas aqui se refere ao processo de naturalização do social, ou seja, o processo pelo qual se acredita que “[...] o aperfeiçoamento da sociedade depende basicamente do desenvolvimento da moralidade individual” (DUARTE, 2001, p. 142). A naturalização não se refere somente a ausência de menção do social, ou negar que o homem viva em sociedade, mas quando a socialização e, em especial. “[...] a sociedade é considerada resultante de atributos naturais e universais aos seres humanos. A universalidade do ser humano, em vez de ser vista como resultante de um processo histórico, é vista como o pressuposto da vida social, isto é, como características naturais, universais e eternas da condição humana” (DUARTE, 2001, p. 130). Em Kant percebe-se isso no momento em que trata do a priori e do império da razão. Aqui a concepção de que somente o embate com os outros indivíduos e a própria resistência que esses oferecem ao egoísmo individual fará com que os indivíduos desenvolvam:
1 As “disposições naturais” (Hegel) ou a “consciência analítica” (Adorno).
2 As “disposições naturais” (Kant) ou a “consciência coletiva” (Freud).
3 As “disposições sobrenaturais” (Berger) ou a “consciência religiosa” (Durkheim).
4 As “disposições naturais” (Kant) ou a “consciência” (Piaget).
5 As “disposições racionais” (Kant) ou a “consciência moral” (Sócrates).
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As disposições naturais (Kant) ou a consciência (Piaget). essa esta certa!
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