Protestos realçam divisão racial nos EUA
Os protestos pedindo justiça pela morte do adolescente negro Michael Rown, 18, assassinado com seis tiros pelo policial branco Darren Wilson, 28, estão tão “rachados” quanto a segregada comunidade entre brancos e negros.
Durante o dia, mesmo sob o sol de 35 ºC, famílias inteiras portam cartazes coloridos e levantam os braços aos gritos de “não atire” pelas calçadas da avenida West Flosissant, que corta a pequena Ferguson, de 21 mil habitantes, subúrbio de Saint Louis.
Folha de São Paulo, 10 ago. 2014. A10.
Sobre segregação, conflitos e defesa dos direitos de afrodescendentes, é CORRETO afirmar que:
a) entre as conquistas do movimento negro brasileiro, pode-se citar a oficialização do Dia Nacional da Consciência Negra, a aprovação de cotas para afrodescendentes em universidades públicas e a obrigatoriedade do ensino de história da África e afro-brasileira na Educação Básica.
b) o arianismo, defendido pelo nazismo, afirmava que os arianos possuíam características de uma “raça superior”, servindo de justificativa para a perseguição de todos os que não as possuíam. Os negros, no entanto, foram poupados desta segregação.
c) no século XX, a segregação racial dos negros nos Estados Unidos se traduziu, por exemplo, pela separação do uso de espaços comuns, como transportes, banheiros e praças públicas.
d) na década de 1950, Rosa Parks, cidadã negra americana, realizou um ato de manifestação contra a segregação quando, em um ônibus, se recusou a ceder seu lugar para um passageiro branco. A ação não teve maiores consequências, constituindo-se em um ato isolado.
e) o Partido Pantera Negra para Autodefesa foi criado na década de 1960 e compartilhava os ideais pacifistas defendidos pelo líder da resistência negra nos Estados Unidos, Martin Luther King.
f) entre as várias formas de resistência à escravidão, está a formação de quilombos, cujas comunidades remanescentes ainda são encontradas em diferentes locais do Brasil.
Soluções para a tarefa
Resposta:
f
Explicação:
por que o que tem amoisa coisas ta
Sobre segregação, conflitos e defesa dos direitos de afrodescendentes, é CORRETO o que se afirma nas alternativas: A, C, F.
A - No Brasil, medidas afirmativas têm sido estabelecidas ao longo do tempo, em prol de se "reparar" os prejuízos causados pelos séculos da vigência regime escravocrata.
Dentre elas podemos citar o Dia Nacional da Consciência Negra, que é celebrado em 20 de novembro como forma de homenagem ao grande ídolo do povo negro, Zumbi dos Palmares, assim como as cotas raciais que permitem a "igualdade" da inserção de pessoas de diferentes etnias em Universidades Públicas, e também a obrigatoriedade do ensino de história da África e afro-brasileira na Educação Básica, como forma de combater os preconceitos e estimular a valorização da cultura afro-brasileira.
C - Estamos falando de uma mancha na história dos Estados Unidos, onde havia a separação de "coisas negras e coisas brancas", que celebrava o branco em detrimento do negro, e que causou prejuízos históricos aos afro-descendentes americanos, como vemos em toda a marginalização por eles sofrida, especialmente em períodos anteriores aos anos 80.
F - Os quilombos constituem-se como comunidades formadas pelos negros que obtinham sucesso em suas fugas, algo que acontecia com uma parcela muito pequena dos rebelados, que se escondiam em florestas e montanhas de modo a preservar sua cultura e costumes.
Fique por dentro do assunto:
https://brainly.com.br/tarefa/23365386
Bons estudos!