Proteínas controlam praticamente todos os processos que ocorrem em uma célula, exibindo uma quase infinita diversidade de funções. Subunidades monoméricas relativamente simples fornecem a chave da estrutura de milhares de proteínas diferentes. As proteínas de cada organismo, da mais simples das bactérias aos seres humanos, são construídas a partir do mesmo conjunto onipresente de 20 aminoácidos. Como cada um desses aminoácidos tem uma cadeia lateral com propriedades químicas características, esse grupo de 20 moléculas precursoras pode ser considerado o alfabeto no qual a linguagem da estrutura proteica é lida. Para gerar uma determinada proteína, os aminoácidos se ligam de modo covalente em uma sequência linear característica. De maneira notável, as proteínas se dobram espontaneamente em estruturas tridimensionais, determinadas pela sequência de aminoácidos no polímero proteico. Portanto, as proteínas são a personificação da transição de um mundo unidimensional de sequências para um mundo tridimensional de moléculas capazes de realizar diversas funções.
Considerando o contexto apresentado pelo texto, analise as seguintes afirmativas:
I. A estrutura tridimensional não é importante para as proteínas exercerem as suas diversas funções no organismo.
II. As proteínas são cadeias formadas por 20 tipos de aminoácidos que estão ligados entre si por ligações covalentes chamadas de ligações peptídicas.
III. As sequências lineares de aminoácidos não interferem no padrão de dobramento das proteínas.
Considerando as informações apresentadas, é correto o que se afirma em:
Escolha uma:
alelisantos9:
respostas: II (corrigido pelo ava)
Soluções para a tarefa
Respondido por
85
Resposta:II) As proteínas são cadeias formadas por 20 aminoácidos...
Explicação: bons estudos
Respondido por
19
A estrutura tridimensional é a forma que dá função as proteínas, como é o caso das proteínas globulares, diferentemente das proteínas fibrosas que ficam em uma estrutura bidimensional, elas não tem função (II, apenas).
As proteínas e os aminoácidos
Existem 25 mil genes no DNA humano, são 25 mil proteínas e todas elas são diferentes, mas constituídas apenas por 20 tipos de aminoácidos diferentes.
As proteínas podem dispor esses aminoácidos em posições e quantidades diferentes para diferenciar as suas funções.
Venha estudar mais sobre as proteínas
https://brainly.com.br/tarefa/43714644
Anexos:
Perguntas interessantes