Protágoras foi um
importante sofista do
período clássico da Grécia.
Além de ensinar retórica e
oratória, também ensinou
que a verdade pode ser uma
perspectiva de uma cultura,
Qual máxima sintetiza tal
pensamento?
a) Só sei que nada sei
b) A verdade é relativa
c) Conheça a ti mesmo
d) Ousa saber
e) Só o sábio tem autoridade.
Soluções para a tarefa
Na Grécia Antiga, haviam professores itinerantes que percorriam as cidades ensinando, mediante pagamento, a arte da retórica às pessoas interessadas. A principal finalidade de seus ensinamentos era introduzir o cidadão na vida política. Tudo o que temos desses professores são fragmentos e citações e, por isso, não podemos saber profundamente sobre o que eles pensavam. Aquilo que temos de mais importante a respeito deles foi aquilo que disseram seus principais adversários teóricos, Platão e Aristóteles.
Eles eram chamados de sofistas, termo que originalmente significaria “sábios”, mas que adquiriu o sentido de desonestidade intelectual, principalmente por conta das definições de Aristóteles e Platão. Aristóteles, por exemplo, definiu a sofística como "a sabedoria (sapientia) aparente mas não real”. Para ele, os sofistas ensinavam a argumentação a respeito de qualquer tema, mesmo que os argumentos não fossem válidos, ou seja, não estavam interessados pela procura da verdade e sim pelo refinamento da arte de vencer discussões, pois para eles a verdade é relativa de acordo com o lugar e o tempo em que o homem está inserido.
Resposta:
B
Explicação:
Protágoras foi um dos precursores do relativismo filosófico ao utilizar de seu método para mostrar que a verdade não é absoluta, mas que varia de acordo com a perspectiva e até mesmo com a argumentação do que é abordado, sendo algo construído culturalmente. Portante, é relativa.
As outras asserções não tem relação com o pensamento citado.