Protágoras foi um dos principais filósofos sofistas e era considerado um pensador relativista ou seja alguém que não acreditava que pudéssemos saber o definir o que é a realidade de fatos de forma absoluta tal relativismo é ilustrado por sua famosa frase o homem é a medida de todas as coisas essa frase o autor afirmou que
Soluções para a tarefa
Questão completa:
Protágoras foi um dos principais filósofos sofistas e era considerado um pensador Relativista, ou seja, alguém
que não acreditava que pudéssemos saber ou definir o que é a realidade de fato, de forma absoluta. Tal
relativismo é ilustrado por sua famosa frase: “o homem é a medida de todas as coisas”.
Com essa frase, o autor afirma que
a) o relativismo é a única forma de se alcançar um conhecimento que seja absoluto e indubitável sobre a realidade.
b) o bem e o mal, o certo e o errado devem ser definidos conforme o que pensa cada pessoa, pois não há verdades absolutas.
c) o relativismo de Protágoras se baseava na ideia de que não há verdades absolutas, restando ao homem viver de forma mentirosa.
d) a frase “O homem é a medida de todas as coisas” significa que o homem detém a sabedoria de tudo e pode compreender toda a realidade.
e) o bem e o mal, o certo e o errado devem ser definidos conforme o que cada pessoa pensa, para, de forma individual, alcançarmos a verdade absoluta
Resposta:
A alternativa B é a opção que define o conceito de relativismo, pois aponta para o fato que é o homem que deve definir, conforme suas necessidades, o que ele considera verdadeiro ou não, certo ou não, já que a verdade é relativa a cada um e é fruto de convenções humanas.