Própria em países em processo de industrialização, apresenta o coeficiente de mortalidade que se reduz de forma importante, mas o coeficiente de natalidade continua elevado, gerando um desequilíbrio traduzido pelo grande aumento da população ("explosão populacional"). Com a Revolução Industrial do século XVIII, houve o rápido crescimento da população mundial. Alguns países em desenvolvimento iniciaram a transição demográfica para essa fase, de modo mais tardio e repentino, especialmente durante o século XX.
A teoria da transição demográfica consolidou-se como um modelo explicativo abrangente para mudanças demográficas verificadas no decorrer da história das sociedades e seus determinantes históricos, sociais e econômicos, onde a partir dos anos 1940 e 1950, quando foi relacionada ao desenvolvimento econômico.
Com relação, a fase 5 da transição epidemiológica, complete as lacunas da sentença a seguir.
É representada pela inversão dos níveis de ___________ com a taxa de ____________, ou seja, passa a morrer mais pessoas e não nasce crianças suficientes para haver a reposição. Existe também disparidades ____________ e ______________ entre as regiões brasileiras, onde em regiões mais pobres como Norte e Nordeste estariam proporcionalmente na fase 3 da transição demográficas, enquanto regiões mais ricas como Sul e Sudeste já estariam na fase 4.
Assinale a alternativa que completa as lacunas corretamente.
Escolha uma:
a.
fecundidade/ mortalidade/ demográfica/ epidemiológica.
b.
fecundidade/ mortalidade/ sociais/ econômicas.
c.
sociais/ econômicas/ demográfica/ epidemiológica.
d.
fecundidade/ mortalidade/ demográfica/ econômicas.
e.
morbidade/ natalidade/ sociais/ econômicas.
Soluções para a tarefa
Com a mudança da sociedade a partir das revoluções industriais, a população começou a preocupar-se mais com o trabalho do que com uma família grande, sendo assim, desde o começo dos processos de industrialização, percebe-se uma mudança na pirâmide etária, tanto mundial, quando nacional. Isso significa que mais pessoas estão morrendo do que nascendo, já que agora não é prioridade das famílias ter muitos filhos, dessa forma, a alternativa correta é a E.
Relação entre a industrialização e a transição demográfica
Como dito anteriormente, a modernidade fez com que as pessoas fossem evoluindo, e não só no trabalho, mas também nos ideias. Por isso, é notória a inversão da pirâmide etária demográfica, onde atualmente, a base, que representa os idosos está cada dia maior, e o topo, que representa os recém-nascidos, permanece pequeno.
A consequência disto é que a população está ficando cada vez menos ativa, haja vista que os idosos não trabalham e não geram renda para a população, e sim, precisam de ajuda das previdências, enquanto a população que ainda está ativa, vai envelhecendo. O resultado deste ciclo é o aumento da desigualdade, tanto social, quanto econômica.
Leia mais sobre a Relação entre a industrialização e a transição demográfica: https://brainly.com.br/tarefa/26328220
#SPJ1
Resposta:
fecundidade/ mortalidade/ demográfica/ epidemiológica.
Explicação:
AVA