História, perguntado por Usuário anônimo, 1 ano atrás

propostas políticas/econômicas da aib e anl para o Brasil.

Soluções para a tarefa

Respondido por p3t1g4t0
15

AIB - Ação Integralista Brasileira, movimento de extrema direita liderado por Plínio Salgado. Sob o lema "Deus, pátria , família", seu objetivo era um Estado corporativo e antidemocrático. da Ação Integralista faziam parte bandos armados, denominados camisas-verdes, que promoviam pancadarias e perseguições aos cidadãos acusados de comunistas.

Os integralistas, que possuíam uma saudação especial, o anauê, conseguiram congregar membros das altas camadas sociais, do alto clero, da cúpula militar, ltifundiários e parcela das camadas médias descontentes com as oligarquias, mas temerosas do comunismo. Sua atuação política esteve marcada pelos ataques que fazia ao comunismo, ao liberalismo e ao capitalismo financeiro internacional. Claramente ispirada no fascismo europeu, a organização propunha a implantação de um Estado autoritário, ultranacionalista, sustentado por um único partido e sob as ordens de apenas um chefe político. Defendiam as riquezas nacionais e a propriedade privada. A AIB pretendia estabalecer o Estado totalitário ou integral estruturado mediante corporações representativas das profissões e em uma rígida hierarquia sob controle do chefe. No seu programa não é mencionada a intenção de uma reforma agrária, mas pretendiam limitar o poder das oligarquias e desenvolver práticas econômicas nacionalistas. Sendo assim, ao modo deles, pretendiam "modernizar 'o país.

ANL - criada em reação ao "fascismo tupiniquim", era formada por várias frentes sindicalistas, liberais, reformistas, comunistas e socialistas.

Suas propostas não se resumiam às do Partido Comunista, o que mostra o caráter de frente ampla do movimento.

A ANL reivindicava a suspensão definitiva do pagamento das dívidas externas do Brasil ( que os integrantes da ANL chamavam de dívidas imperialistas); a nacionalização de todas as empresas estrangeiras; a proteção aos pequenos e médios proprietários e lavradores; a entrega das terras dos grandes proprietários aos camponeses e trabalhadores rurais que as cultivavam; gozo das mais amplas liberdades populares; constituição de um governo popular e democrático.

Num pequeno espaço de tempo tivera um considerável crescimento.

Perguntas interessantes