Proposta I, escrever uma Lenda.
Planeje seu texto:
Copie os itens do quadro e responda a cada um deles como modo de planejamento o número de itens se precisar verifique se cumpriu o planejado na hora de avaliar o texto.
Para escrever o verbete.
1. Qual é o público leitor do texto?
2. Que linguagem vou empregar?
3. Que estrutura o texto vai ter?
4. Onde o texto vai circular?
Orientações para produção
1.Selecione uma lenda e identifique o ser ao qual ela se refere por exemplo a lendas que contam a origem da vitória-régia, do boto, da mandioca, entre outros seres.
2. Volte algumas páginas desse capítulo e releia o verbete com informações científicas sobre o uirapuru verdadeiro. Pesquise outros textos com estrutura semelhante a esse. Você os encontrará em livros didáticos, paradidáticos, sites etc. Baseie-se nessas leituras e, com as informações pesquisadas, elabore seu verbete.
3. Para organizar o verbete, procure manter as informações básicas de um texto como esse. Em um verbete sobre um animal, é comum que constem seu nome científico, o filo, a classe e a família a que ele pertence, suas características físicas, seu habitat etc.
4. O verbete terá início com a apresentação de uma lista de tópicos seguidos de informações relacionadas a eles. Outras informações complementares podem aparecer após os tópicos, organizados e parágrafos.
5.Procure diversificar as fontes de pesquisa para que o verbete contém informações suficientes para compor o texto.
6. O texto não deve ser longo. durante a pesquisa, procure selecionar as informações que considerar centrais para apresentação do ser em questão. Procure anotá-las e uma folha antes de escrever o verbete.
7. O verbete pode trazer uma foto ou uma ilustração do ser a qual o texto se refere.
8. Observe a pontuação adequada ao texto e empregue adjuntos adverbiais para indicar circunstâncias variadas.
9. Escreva o texto em terceira pessoa e dê ao leitor as informações que possibilitem a ele fazer um retrato do ser a quem no verbete se refere.
10. Com professor,escreva um texto coletivo dirigido ao público visitante, explicando o conteúdo e os objetivos da exposição. Nesse texto, esclareçam que a lenda e o verbete são modos diferentes de explicar a origem de algo. Por exemplo, vocês podem explicar que a lenda, ao narrar uma história, conta como surgiu determinados pelo usando uma linguagem alegórica, poética, simbólica, e quanto o verbete tem como objetivo oferecer ao leitor informações científicas sobre um determinado ser(objeto de estudo). Essas explicações, entre outras, podem esclarecer o leitor sobre o conteúdo da exposição, dando sentido as duplas de textos apresentadas.
Avaliação e reescrita.
Depois de terminar a produção, avaliem-na, observando os seguintes aspectos:
1. A sequência de tópicos e de parágrafos do verbete facilita o entendimento de que lê o texto? Para avaliar os tópicos, verifique a ordem em que eles costumam aparecer nos verbetes lidos.
2. Observem que, nesses verbetes, o nome científico do animal costuma ser grafado em itálico. Se for digitado, adotem o itálico para dar destaque a essas palavras. Se o texto for manuscrito, adotem letra de forma ou outro tipo de letra para diferenciá-las.
3.Verifiquem se o texto contém informações suficientes, mais lembrem-se de que o verbete não pode ficar longo demais.
4. Façam uma revisão ortográfica do texto.
5. Passem o texto a limpo na folha definitiva.
6.Transcrevam ou digite a lenda que servirá para estabelecer o paralelo com o conteúdo do verbete usando o mesmo tipo de papel como suporte para os dois textos.
7. Insiram a foto ou a ilustração na versão final da produção.
Soluções para a tarefa
Sua tarefa é sobre uma PRODUÇÃO de um TEXTO, no caso criar uma nova LENDA...
A minha lenda chama-se :
▪️O NAMORO DE CRUVIANA E O BOTO-COR-DE-ROSA ▪️
Segue abaixo o resumo das 2 lendas que
pesquisei , com os VERBETES e a LENDA que criei .
▪️A LENDA DE CRUVIANA ( Roraima e Piauí ) é sobre a Deusa do vento. ▪️
➖VERBETE➖
—> CRU . VI . A . NA: corruptela de corrupiana ou currubiana.
Fenômeno segundo o qual há queda de neblina frígida e vento.
...Ela surge durante a noite numa agradável brisa , seduz os homens e quando estão apaixonados, os obriga a ficar na “Terra de Makunaimî”, de onde nunca mais vão embora .
▪️A LENDA BOTO COR DE ROSA ( Amazônia ) ▪️
➖VERBETE➖
—> O boto-cor-de-rosa (Inia geoffrensis) é um tipo de golfinho que vive nos rios da Amazônia.
Ele nas noites de lua cheia, se transforma em um charmoso homem, alto, bonito, vestido elegantemente com sapatos, chapéu e roupa branca.
Nas festas , dança e namora com a moça mais bonita do lugar . Ele quer para namorar e ter um filho do boto .
☑️ Eu uni as duas LENDAS e fiz uma nova lenda , através da intertextualidade , criando uma nova história.
▪️O NAMORO DE CRUVIANA E O BÔTO-CÔR-DE-ROSA ▪️
CRUVIANA , a deusa do vento , se transformou em brisa , depois em vento frio e percorreu toda a planície , mas não encontrou ninguém para seduzir .
Só viu lá na cidade , muitas luzes coloridas , e música , muita música boa de dançar ...
Resolveu então conhecer aquela festa , se arrumou e partiu num redemoinho de vento .
Quando chegou ao baile se encantou com a festa , com a música e com os rapazes lindos .
No meio do baile apareceu um rapaz maravilhoso , de terno , sapatos ,chapéu e roupas brancas , ela se aproximou e dançaram a noite toda .
Ela não sabia que ele era o BOTO....
Nem ele sabia que ela era CRUVIANA....
Após o baile foram para casa dela agarradinhos , numa rajada de vento , dormiram abraçadinhos na rede .
Acordaram ao amanhecer, ela apaixonada pelo BOTO e ele apaixonado pela CRUVIANA ,
Só que com o nascer do sol ,ela voltou a ser vento e ele um boto- cor -de -rosa , restando a eles , se ver na lua cheia , quando a magia se realiza , transformando o BOTO em um moço bonito e o vento em CRUVIANA.