Proposta de Redação
Faça um texto dissertativo argumentativo sobre o trabalho através de aplicativos e a desigualdade social no Brasil atual.
Utilize o material postado para contribuir com seus argumentos.
Escreva no máximo 20 linhas..Podem me ajudar?
Soluções para a tarefa
Olá!!!
É importante destacar como a crise econômica e o desemprego em geral, influenciaram no ingresso em trabalhos por aplicativos. Um dos principais argumentos da reforma trabalhista foi a flexibilização dos regimes trabalhistas a fim de aumentar as vagas de emprego e enaltecer a economia. Entretanto, a economia continua estabilizada e por consequência disso ouve um aumento de trabalhos via plataformas digitas. Em defesa disso, segundo o IBGE, 4 milhões de pessoas trabalham para empresas de aplicativos de serviços no Brasil sem vínculos trabalhistas. Dessa forma, com a ausência de direitos e de regulamentação o indivíduo vê-se sem suporte pela empresa contratante, mas por outro lado, é punido ao ter uma má avaliação feita pelo cliente.
Ademais, vale ressaltar a desigualdade de gênero que atinge as mulheres nesse tipo de trabalho. Além do assédio dos clientes e pelos colegas de trabalho o qual as mulheres passam, percebe-se a diferenças salarias e a desvalorização do seu serviço. Em vista disso, um estudo publicado pelas universidades de Chicago e Stanford, nos EUA, mostrou que motoristas mulheres recebem um total de 7% de ganhos por hora a menos do que os homens. Assim, elas são as que mais sofrem com esse processo; tendo que trabalhar o dobro para adquirir a renda, passando por inconveniências e elevando uma dupla jornada "casa x trabalho".
Fica claro, portanto, que a "uberização" vivida pelos brasileiros não evidencia uma solução prática e de curto prazo visto que essa modalidade se encontra em expansão. No entanto, para que a precarização do trabalho deixe de causar impactos na vida do trabalhador, cabe ao Poder Legislativo realizar um projeto de lei de regulamentação dos serviços prestados via plataformas digitas, por meio de regras a serem seguidas pelas empresas e com aplicação de multas em casos de violação dessas. Desse modo, aderindo parte dos direitos trabalhistas a fim de garantir um suporte ao trabalhador e por fim equiparar os lucros obtidos e as oportunidades de serviços entre homens e mulheres.