Pedagogia, perguntado por castilho31, 11 meses atrás

Proposta da Atividade:

Contar histórias para as crianças é papel fundamental no processo de aquisição e no desenvolvimento da linguagem.

De acordo com Britton (apud Kato, 1997:41): “ao ouvir histórias, a criança vai construindo seu conhecimento da linguagem escrita, que não se limita ao conhecimento das marcas gráficas a produzir ou a interpretar, mas envolve gênero, estrutura textual, funções, formas e recursos linguísticos. Ouvindo histórias, a criança aprende pela experiência a satisfação que uma história provoca; aprende a estrutura da história, passando a ter consideração pela unidade e sequência do texto; associações convencionais que dirigem as nossas expectativas ao ouvir histórias; o papel esperado de um lobo, de um leão, de uma raposa, de um príncipe; delimitadores iniciais e finais (‘era uma vez... e viveram felizes para sempre’) e estruturas linguísticas mais elaboradas, típicas da linguagem literária. Aprende pela experiência o som de um texto escrito lido em voz alta.”

Como devem ser as histórias e quais estratégias o professor deve utilizar para fascinar o pequeno leitor?

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
19
Olá, tudo bem?

As histórias devem estar em linguagem acessível ao pequeno leitor (ou ouvinte), se relacionar com o seu contexto pessoal e devem apresentar novidades em relação àquelas já conhecidas.

Para tanto, o professor pode adotar a estratégia de buscar histórias clássicas, ou o enredo de histórias clássicas, que de alguma forma se relacionem com alguns aspectos do contexto do pequeno leitor, assim como adaptar expressões linguísticas que não são modernas ou populares para outras equivalentes, mas mais acessíveis.

O maior desafio, contudo, é apresentar novidades ao pequeno leitor: talvez a melhor ideia nem sempre seja usar aquilo que já está na internet, pois isto o pequeno leitor já conhece, mas adaptar para o modo como as coisas são feitas na internet histórias clássicas. Algo como Filosofia em 8 Bits, por exemplo, pode ser um bom caminho para apresentar novidades em uma linguagem acessível.
Respondido por thaynnaba
0

No caso podemos afirmar que a contação de histórias é de suma importância para a prática da educação.

Isso porque os alunos necessitam da prática do lúdico através das históricas para que possa entender o mundo que o cerca e determinados valores.

Importante notar que as histórias devem corresponder a faixa etária da criança tendo em vista que ela entenda do que se trata.

Além disso, deverá ter uma linguagem fácil e acessível para que ela aprenda e possa reproduzir para outras pessoas.

Assim, a contação de histórias deve ser uma prática frequente.

você pode ler mais em: https://brainly.com.br/tarefa/19225627

espero ter ajudado!

Anexos:
Perguntas interessantes