Proposição é uma sentença declarativa que pode ser classificada como verdadeira ou falsa, jamais ambas ao mesmo tempo. Ou seja, não pode haver dúvida quanto à classificação da sentença.
De acordo com as informações apresentadas na tabela a seguir, faça a associação dos três princípios básicos de uma proposição contidos na COLUNA A com seus respectivos significados contidos na COLUNA B.
COLUNA A COLUNA B
I. Princípio da Identidade 1. Toda proposição ou é verdadeira ou é falsa, não existindo um terceiro valor que ela possa assumir. Sendo P uma proposição tem-se: P ou não P.
II. Princípio da Não Contradição 2. Toda proposição é idêntica a si mesma. Ou seja, sendo P uma proposição: P é P
III. Princípio do Terceiro excluído 3. Uma proposição não pode ser verdadeira e falsa ao mesmo tempo. Sendo P uma proposição tem-se: não (P e não P).
Assinale a alternativa que apresenta a associação correta entre as colunas:
Selecione uma alternativa:
a) I - 2, II - 3, III - 1.
b) I - 2, II - 1, III - 3.
c) I - 3, II - 2, III - 1.
d) I - 3, II - 1, III - 2.
e) I - 1, II - 2, III - 3.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa (A)
Explicação:
O princípio da identidade estabelece que todo objeto é idêntico a si mesmo. O princípio da identidade mostra que qualquer proposição no formato “A é A” tem que ser verdadeira.
O princípio da não contradição busca a especificidade de cada coisa, ou seja, é impossível que ela seja e não seja ao mesmo tempo. Isso significa que uma proposição não pode ser verdadeira e falsa ao mesmo tempo.
O princípio do terceiro excluído afirma que toda proposição é verdadeira ou falsa, não havendo uma terceira possibilidade para valoração da proposição.
A lógica pode ser abordada segundo as leis científicas e suas variantes, como a lógica racional, indutiva, dedutiva e empírica (A).
O Princípio da Não-Contradição de Aristóteles postula que afirmações contraditórias não podem ser verdadeiras ao mesmo tempo.
Para o filósofo, há, ainda, outros princípios, como: Princípio da Identidade, Princípio do Terceiro Excluído e o Princípio da Razão Suficiente.
Já Heráclito, com o Princípio da Unidade dos Contrários, postula que todas as coisas que existem possuem uma contraparte, ou seja, se existe o quente é porque existe o frio.
Se existe o triste, existe, também, o alegre, assim como o amor e o ódio e o alto e o baixo.
Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/6797549