PROPONHA DUAS AÇÕES que podem ser desenvolvidas diante um quadro de DIABETES para cada tipo de prevenção - primaria, secundária e terciária.
Soluções para a tarefa
Para o tratamento do diabetes, de qualquer tipo, é necessário o uso de medicamentos antidiabéticos. No diabetes tipo 1, é sempre preferível usar insulina, pois o pâncreas não consegue produzir esse hormônio.
Nos dois tipos de diabetes, é recomendado uma dieta feita por nutricionista visando o baixo consumo de gorduras e açúcares e atividades físicas regulares.
Faz-se necessário a compreensão de alguns conhecimentos sobre o diabetes para esta resposta.
O que é o diabetes?
Diabetes ou Diabetes Mellitus (DM) é uma doença que pode ser causada de muitas formas: pré-disposição genética, alto consumo de açúcares e gorduras trans, obesidade ou falta de exercícios físicos.
Esta afeta a maneira como o corpo usa insulina, um hormônio que auxilia na regulação do açúcar no sangue.
Se não for tratada, pode causar sérios problemas de saúde, como doenças cardíacas, insuficiência renal, cegueira e danos nos nervos.
Tipos de diabetes
- Diabetes tipo 1
O pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina. A instalação da doença ocorre mais na infância e adolescência e é insulinodependente, ou seja, depende da injeção diária de insulina no corpo.
- Diabetes tipo 2
As células são resistentes à ação da insulina. A doença pode não ser insulinodependente e acomete pessoas de todas as idades, em sua maioria, maiores de 40 anos.
Leia mais sobre qualidade de vida em:
https://brainly.com.br/tarefa/10543993
#SPJ2
Resposta:
A prevenção primária deve ser propriamente dito, prevenir a doença, diminuir fatores de exposição, como má alimentação e sedentarismo e buscar novos hábitos.
A secundária é tratar a doença assim que a mesma é descoberta para que não haja piora no quadro clínico do paciente.
A terciária é reabilitação e tratamento intensivo de quem já tem a doença clinicamente detectável. Ex: acompanhamento com endocrinologista, uso de medicamentos como glifage e insulina e em casos mais graves hemodiálise.
Explicação: