Proponha ao menos dois temas transversais, diferentes dos que são apresentados no currículo amapaense, que você julgue pertinente abordar no Ensino Médio, na perspectiva das trilhas integradoras.
Soluções para a tarefa
Resposta:
s temas transversais, nesse sentido, correspondem a questões importantes, urgentes e presentes sob várias formas na vida cotidiana. Com base nessa ideia, o MEC definiu alguns temas que abordam valores referentes à cidadania: Ética, Saúde, Meio Ambiente, Orientação Sexual, Trabalho e Consumo e Pluralidade Cultural.
Explicação:
Dois temas transversais que podem ser incluídos no currículo amapaense do Ensino Médio são: “Pluralidade Cultural” e “Trabalho e Consumo”. Tais temas trabalham conceitos e visões de diversidade, integração e desenvolvimento social, econômico e emocional.
Temas transversais devem se relacionar à vida cotidiana dos alunos
Os temas transversais recebem este nome, porque eles não pertencem a uma disciplina específica, mas, sim, atravessam algumas ou várias disciplinas.
A educação ambiental, por exemplo, é classificada como um tema transversal, pois se relaciona aos estudos da biologia, geografia, química e física, entre outras disciplinas.
Segundo o Ministério da Educação (MEC), temas transversais “são temas que estão voltados para a compreensão e para a construção da realidade social e dos direitos e responsabilidades relacionados com a vida pessoal e coletiva e com a afirmação do princípio da participação política”. Sendo assim, eles correspondem a questões importantes na, e para, a vida cotidiana dos alunos.
Temas transversais que podem ser incluídos no currículo amapaense do Ensino Médio são: “Pluralidade Cultural” e “Trabalho e Consumo”. O primeiro tema (“Pluralidade Cultural”) trabalha conceitos e visões de diversidade cultural, transmitindo aos estudantes a importância de fugir das análises e opiniões etnocêntricas (exemplo de etnocentrismo a ser evitado e denunciado: “a minha cultura é melhor do que a sua”).
O segundo tema (“Trabalho e Consumo”) transmite aos estudantes informações sobre o mercado de trabalho e o consumo e estimula neles reflexões a respeito destes universos. Trata-se de algo fundamental nesta fase de vida deles, já que estão cursando o Ensino Médio, muitos pensando sobre o seu futuro em uma universidade.
Em 2020, o Governo do Amapá elaborou um documento estabelecendo novas diretrizes curriculares para o Ensino Médio. Este documento enfatiza as competências e habilidades essenciais para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos alunos e é centrado na sua formação integral.
Aprenda mais sobre temas transversais na educação em: https://brainly.com.br/tarefa/50683114
#SPJ2