Português, perguntado por Oliviano, 4 meses atrás

Pronomes

1-Na norma culta da língua portuguesa, os pronomes pessoais do caso reto exercem a função de sujeito e de predicativo do sujeito, e os pronomes pessoais do caso oblíquo funcionam como complemento verbal, complemento nominal, adjunto adverbial e agente da passiva. Já os pronomes de tratamento são formas de designar as pessoas, com base no grau de intimidade e/ou nas relações de poder entre elas, e os verbos ligados a esses pronomes são sempre conjugados em terceira pessoa, mesmo quando falamos diretamente com o nosso interlocutor. Considerando esses apontamentos, assinale a alternativa INCORRETA em relação ao uso dos pronomes pessoais.

a) Na condição de representante do Poder Executivo, Vossa Excelência deve trabalhar pelo bem-estar social, disse o cidadão ao Ministro de Estado.

b) Nós temos a responsabilidade de fiscalizar nossos parlamentares para que eles aprovem leis que beneficiem a população e não a si mesmos.
Para eu ser aprovado num concurso, num processo seletivo de emprego ou num vestibular, além de ter oportunidade, preciso estudar regularmente, com disciplina.

c)Comprei uma fatia de torta para mim comer. Comi ela e não gostei muito.

2-A partir da função referencial, os pronomes fazem referência, no texto falado ou escrito, a algo que já foi mencionado ou sobre o qual ainda se vai falar. Baseado nessas considerações, marque a opção CORRETA quanto ao uso da função referencial dos pronomes destacados em maiúsculo.

a)ESTES são os próprios líderes abolicionistas negros e negras do Brasil: Adelina, Luiz Gama, Francisco José do Nascimento (Dragão do Mar ou Chico de Matilde), Maria Firmina, Anastácia, André Rebouças e José do Patrocínio. ESSES merecem nosso respeito, de fato. (Fonte: Erika Hilton, adaptado)

b)ESSES são alguns motivos para que não se comemorem a falsa abolição e o dia 13 de maio: a Lei Áurea, QUE formalizou o fim da escravidão, tinha apenas uma linha, e não garantia direitos à população negra “liberta”; a lei assinada pela Princesa Isabel não encerra o pensamento escravista nem tinha propostas para combater o racismo estrutural, QUE permanece até hoje.

c) O trabalho análogo à escravidão, infelizmente, ainda é uma realidade no Brasil. Toda semana, temos notícias de pessoas resgatadas, e os negros são as maiores vítimas. ISTO é consequência direta da abolição inconclusa feita pela Leia Áurea. (Fonte: Erika Hilton, adaptado)

d)ESSAS são datas emblemáticas lideradas pelo povo negro: a criação do Movimento Negro Unificado (MNU), em 18 de junho; a morte de Zumbi em 20 de novembro; e o nascimento de Carolina Maria de Jesus e a morte de Marielle Franco, em 14 de março. (Fonte: Erika Hilton, adaptado)

3-Na função temporal, os pronomes demonstrativos localizam os seres no tempo presente, passado ou futuro. Em qual alternativa, o pronome foi utilizado CORRETAMENTE em relação ao tempo?


a) NAQUELE momento, estou me sentindo mais aliviado e feliz, devido à nossa conversa. (tempo presente em relação à pessoa que fala)
Lima Barreto, um dos grandes representantes da Literatura Brasileira, nasceu em 13 de maio de 1881. Segundo a antropóloga e historiadora Lilia Moritz Schwarcz, não parece coincidência Lima Barreto ter nascido no mesmo dia e mês da abolição da escravidão no Brasil, só que 7 anos antes.
b)NAQUELE ano, veio ao mundo o escritor, cronista e jornalista que foi um combatente feroz da Primeira República e do exclusivismo social por ela praticado, além de ter denunciado o racismo ainda no início do século 20. Por isso, continua tão atual.

Soluções para a tarefa

Respondido por jalves26
1

1. Quanto ao uso do pronome pessoal, a opção INCORRETA é:

c) Comprei uma fatia de torta para mim comer. Comi ela e não gostei muito.

2. A opção CORRETA quanto ao uso da função referencial dos pronomes é:

a) ESTES são os próprios líderes abolicionistas negros e negras do Brasil: Adelina, Luiz Gama, Francisco José do Nascimento (Dragão do Mar ou Chico de Matilde), Maria Firmina, Anastácia, André Rebouças e José do Patrocínio. ESSES merecem nosso respeito, de fato.

3. O pronome foi utilizado CORRETAMENTE em relação ao tempo em:

b) NAQUELE ano, veio ao mundo o escritor, cronista e jornalista...

Pronomes

1. O pronome oblíquo "mim" não pode vir antes de verbo se for sujeito desse verbo. Por isso, o uso de "mim" antes de "comer" é um equívoco. Deveria ter sido empregado o pronome reto "eu". Correção: "para EU comer".

O outro erro é o emprego do pronome reto "ela" em função de objeto (complemento verbal). Nesse caso, deve-se usar pronomes oblíquos. Correção: "Comi-a e não gostei".

2. O pronome demonstrativo ESTES foi usado com função de antecipação, para se referir a algo que ainda será mencionado, no caso, uma lista de líderes abolicionistas negros.

Já o pronome demonstrativo ESSES foi usado com função de retomada, pois retoma os líderes citados anteriormente.

3. Foi empregado corretamente o pronome NAQUELE, pois se refere a um ano que está muito distante do momento da enunciação: o ano de 1881.

Deve-se utilizar "aquela", "aquele" e "aquilo" para indicar algo muito distante do falante no tempo e no espaço.

Mais sobre pronomes demonstrativos em:

https://brainly.com.br/tarefa/50666641

#SPJ1

Anexos:
Perguntas interessantes