promoção dos cuidados de saúde perinatais(resumo)
Soluções para a tarefa
QUE CUIDADOS DE HIGIENE DEVO TER?
O primeiro cuidado em relação à higiene de seu bebê se refere a quem cuida dele. Lave as suas mãos sempre antes de manusear seu filho, principalmente se estiver vindo da rua e após utilizar o banheiro ou a cozinha. A higiene de fezes e urina deve ser feita com lenços umedecidos ou com algodão e água. Lembre-se de secar a umidade residual com fralda de algodão após cada higiene.
COM QUE FREQUÊNCIA DEVO DAR BANHO NO BEBÊ?
O banho deverá ser dado uma vez por dia no horário mais conveniente para você, de preferência na parte da manhã.
COMO LIMPAR O NARIZ DO BEBÊ?
É comum a presença de secreção nasal nos recém-nascidos, o que pode atrapalhar no momento da amamentação. Limpar as narinas com um pano de algodão macio ajudará a remover o excesso de secreção externa. Use a medida de ½ conta-gotas soro fisiológico em cada narina para fluidificar a secreção nasal. Você também pode utilizar uma seringa de aspiração (perinha) para retirar a secreção antes das mamadas e antes do sono do bebê. Certifique-se de que você empurrou o ar de dentro da seringa antes de inserir sua extremidade dentro da narina do bebê.
COISAS PARA LEMBRAR QUANDO FOR DAR BANHO NO BEBÊ
Certifique-se da temperatura da água antes de colocar o bebê na banheira. Não dê banho quente, apenas coloque uma temperatura agradável. Utilize sabonete neutro glicerinado na higiene corporal e do couro cabeludo. Lembre-se de lavar a face, as pregas do pescoço e as mãos de seu bebê diariamente. O uso de óleos, loções, perfumes, lavandas e talcos não são recomendados. Use água corrente no enxágue. Nunca deixe seu bebê sozinho para pedir alguma coisa, pegar algum objeto ou atender um telefone.
COMO DEVO CUIDAR DO UMBIGO?
O coto umbilical é o que restou do cordão umbilical após o nascimento. É uma estrutura que não tem função após o parto e que deve ressecar e cair. Para ajudar no processo de mumificação e para evitar a ocorrência de infecções, o principal cuidado é higienizar a região com álcool 70 (álcool etílico hidratado 70º INPM). Você deve passar o álcool com cotonete a cada troca de fraldas e após o banho. Este cuidado deve ser realizado diariamente até que ocorra a queda do coto umbilical. A queda do coto umbilical ocorre por volta de 7 a 14 dias de vida.
TABELA DE VACINAÇÃO
As sociedades brasileiras de Imunizações (SBIm) e de Pediatria (SBP) elaboram anualmente o calendário de vacinação que contempla todas as vacinas aprovadas para uso no Brasil. Nele, é possível saber quais vacinas estão disponíveis gratuitamente nos postos de saúde e quais estão apenas nas clínicas privadas. Segundo o calendário vacinal recomendado atualmente seu bebê deve receber, após o nascimento, as vacinas contra HEPATITE B e BCG (contra tuberculose). A primeira, deve ser aplicada, preferencialmente, nas primeiras 12-24 horas de vida. O pediatra de seu filho(a) dará as orientações sobre as doses de reforço e outras vacinas.
A PERINATAL ministra vacina HEPATITE em suas dependências, o que é cobrado e pode não estar coberto por seu plano de saúde. Caso tenhas dúvidas sobre a cobertura entre em contato a respeito com o seu plano de saúde. Caso você não tenha interesse em contratar este serviço, basta se dirigir a um posto público de saúde que as mesmas vacinas serão ministradas gratuitamente.
QUE EXAMES DEVEM SER FEITOS NOS PRIMEIROS DIAS DE VIDA?
Após o nascimento seu bebê pode realizar os seguintes exames:
Teste do pezinho: por meio da coleta em papel filtro de algumas gotas de sangue é possível avaliar precocemente a existência de patologias metabólicas (fenilcetonúria, erros inatos do metabolismo) e endocrinológicas (hipotiroidismo, hiperplasia adrenal congênita) entre outras. O teste do pezinho deve ser realizado após alguns dias de vida conforme a orientação do pediatra.
Teste da orelhinha: é a avaliação da audição por meio da técnica de emissão otoacústica evocada. É um exame simples, indolor e rápido, que pode ser feito nos primeiros dias de vida, ainda na maternidade ou após a alta.
Teste do olho vermelho: é a detecção de alterações no interior dos olhos (catarata congênita), por meio de um exame realizado pelo pediatra com um aparelho chamado oftalmoscópio. Caso o pediatra suspeite de alguma alteração, o bebê deve ser reavaliado por um oftalmologista.
QUANDO EU POSSO SAIR DE CASA COM O BEBÊ?
Evite sair de casa para ambientes fechados nos primeiros 2 meses de vida. Quando você sair com ele, deve evitar ambientes muito cheios, onde a chance de haver pessoas resfriadas ou com outras doenças é maior. Alguns destes lugares são: igrejas, escolas/creches de crianças mais velhas, festas de aniversário de crianças e shopping centers. Passeios em ambientes abertos como praias, calçadas e jardins podem ser feitos, mas prefira os horários pela manhã e evite períodos longos.