Prometeu
Prometeu era um titã filho de Jápeto e Climene, e irmão de Menécio, Atlas e Epimeteu. Prometeu era o mais jovem e tinha o dom da profecia. Desde pequeno era criativo e inteligente e usava este dom para comunicar-se com os deuses e compreendia a essência de todas as coisas do universo.
Foi atribuido a Prometeu e a seu irmão Epimeteu, a criação da raça humana e dos animais. Feitos de barro de terra e água, a criação humana recebia de Prometeu o sopro divino com o ar. Prometeu "o que pensa antes"; Epimeteu "o que pensa depois".
Quando Zeus se tornou o deus de deuses, se impôs aos homens, fazendo valer sua supremacia divina, e o fogo, simbolo do espírito criador, pertencia somente aos deuses. Prometeu, compadecido dos homens, sua criação, resolveu roubar uma faísca do fogo do Olimpo para oferecer aos homens, que assim poderiam cozinhar, aquecer-se e criar armas.
Enfurecido, Zeus planejou vingar-se, e mandou criar uma jovem muito bela feita de argila, chamada Pandora, dando-lhe uma caixa lacrada contendo as piores características dos deuses, entre eles, os dons negativos de Hermes, a perfídia e os discursos enganadores. Embora alertado por Prometeu, seu irmão se apaixonou pela jovem e a levou para junto dos homens.
Curioso, Epimeteu pediu a Pandora para abrir a caixa e imediatamente libertou todos os males que afligiriam aos homens; a violência, a miséria, as doenças e todos os males do mundo. Zeus ainda resolveu exterminar a humanidade, fazendo ocorrer um dilúvio durante quarenta dias e quarenta noites. Quando baixaram as águas, ainda restavam alguns seres humanos vivos.
Prometeu e seu filho Deucalião, recolheu os animais e os homens sobreviventes para repovoar a terra. Mas para garantir a paz no mundo e nos céus, Zeus mandou prender Prometeu em um rochedo onde, todos os dias, uma águia vinha bicar-lhe o fígado. Como ele era imortal, a cada dia a ferida cicatrizava até que a águia retornava para novamente feri-lo.
Zeus estava apaixonado por Tétis e Prometeu profetizou que se ele tivesse um filho com Tétis, estaria criando o Deus supremo do universo que o destronaria. Zeus agradecido por tê-lo alertado, libertou Prometeu e o levou para o Olimpo, afastando-o para sempre dos homem.
Onde se encontra a:
situação inicial;
clímax;
conflito;
desfecho.
Soluções para a tarefa
Respondido por
24
situação inicial: A atribuição ao Prometeu e Epimeteu a criação da raça humana e dos animais.
conflito: o compadecimento de Prometeu em roubar o fogo do Olimpo, que só pertencia aos deus, para oferecer aos homens.
clímax: Quando acontece a vingança de Zeus.
desfecho: A libertação de Prometeu através da profecia que alertava Zeus sobre a criação de um deus supremo.
conflito: o compadecimento de Prometeu em roubar o fogo do Olimpo, que só pertencia aos deus, para oferecer aos homens.
clímax: Quando acontece a vingança de Zeus.
desfecho: A libertação de Prometeu através da profecia que alertava Zeus sobre a criação de um deus supremo.
Respondido por
2
Resposta:
1 letra c
]2 letra d
Explicação:
Perguntas interessantes