História, perguntado por crisabatista12, 5 meses atrás

Projete um plano de aula para essa unidade temática da BNCC com o tema "brincadeiras e jogos de ontem e de hoje" e aponte qual ou quais tendências pedagógicas você utilizaria para essa aula.

Soluções para a tarefa

Respondido por geanfranco1970
9

Resposta:

PLANO DE AULA

TEMA: “brincadeiras e jogos de ontem e de hoje

OBJETIVOS  

GERAL

Identificar jogos e brincadeiras passados e presentes e suas relações de mudança e permanência.

ESPECÍFICOS

Levar o educando a refletir sobre a temporalidade e a finalidade dos jogos e das brincadeiras. Relacionar as brincadeiras aprendidas em casa com aquelas que as apresentaram ao educando.

Observar e trabalhar a psicomotricidade das crianças. Desenvolver o raciocínio, a socialização, o senso de equipe e a postura ética,relacionando-os ao fazer cotidiano.

CONTEÚDO

Apresentação de jogos e brincadeiras de diversas épocas para a turma, relacionando-os ao tempo. Que tecnologias são necessárias para praticá-los?

METODOLOGIA

Aula expositiva – 30 minutos. Trabalho com jogos de tabuleiro, cartas, cards,dominós, barbante (para camadegato e telefone de latinha), jogos tecnológicos – 1 hora. Brincadeiras: de roda, passa anel, dança das cadeiras, amarelinha, pedra, papel e tesoura – 1 hora. Lanche – 30 minutos.Debate e eleição pelos alunos dos melhores jogos e brincadeiras.

Correntes pedagógicas utilizadas: tradicional(aula expositiva), construtivismo e sociointeracionismo no aprendizado das brincadeiras e dos jogos e em sua de interação construtivista (sujeito-objeto) e sociointeracionista(sujeito-grupo).

AVALIAÇÃO

Composição de texto individual: de que jogos e brincadeiras gosto mais? Onde e com quem jogo ou brinco? Quem ensinou?  Pesquisa com a família: de que jogos e brincadeiras mais gostavam na infância?

Explicação:

Respondido por suzanacristinagodoy
1

Resposta:

 

PLANO DE AULA    

TEMA: “brincadeiras e jogos de ontem e de hoje  

 

OBJETIVOS      

GERAL  

Identificar jogos e brincadeiras passados e presentes e suas relações de mudança e permanência.    

ESPECÍFICOS

Levar o educando a refletir sobre a temporalidade e a finalidade dos jogos e das brincadeiras. Relacionar as brincadeiras aprendidas em casa com aquelas que as apresentaram ao educando.

Observar e trabalhar a psicomotricidade das crianças. Desenvolver o raciocínio, a socialização, o senso de equipe e a postura ética, relacionando-os ao fazer cotidiano.

 

 

CONTEÚDO    

Apresentação de jogos e brincadeiras de diversas épocas para a turma, relacionando-os ao tempo. Que tecnologias são necessárias para praticá-los?    

 

METODOLOGIA    

Aula expositiva – 30 minutos. Trabalho com jogos de tabuleiro, cartas, cards, dominós, barbante (para cama de gato e telefone de latinha), jogos tecnológicos – 1 hora. Brincadeiras: de roda, passa anel, dança das cadeiras, amarelinha, pedra, papel e tesoura – 1 hora. Lanche – 30 minutos. Debate e eleição pelos alunos dos melhores jogos e brincadeiras.  

Correntes pedagógicas utilizadas: tradicional (aula expositiva), construtivismo e sociointeracionismo no aprendizado das brincadeiras e dos jogos e em sua de interação construtivista (sujeito-objeto) e sociointeracionista (sujeito-grupo).  

 

AVALIAÇÃO    

Composição de texto individual: de que jogos e brincadeiras gosto mais? Onde e com quem jogo ou brinco? Quem ensinou?  Pesquisa com a família: de que jogos e brincadeiras mais gostavam na infância?  

   

Explicação:

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