Informática, perguntado por flaviofsp, 6 meses atrás

Projetar uma classe pode ser um bom desafio, mas quando seguimos algumas regras e padrões, nosso trabalho se torna menos árduo.

Você trabalha como analista/programador em uma fábrica de softwares e foi encarregado de atender um cliente que possui uma oficina mecânica. O cliente necessita automatizar o processo de manutenção de veículos, ou seja, fazer um controle dos clientes e dos veículos que os mesmos trazem para manutenção. Para tanto, será necessário construir um cadastro de clientes que armazene as seguintes informações: cpf, nome, endereço, fone e e-mail; também será necessário um cadastro de veículos que armazene as seguintes informações: placa, modelo, ano, fabricante e cor. Para tanto, será necessário criar dois pacotes, um chamado modelo e outro, controle.

No pacote modelo, coloque as classes modelo e, no pacote controle, coloque a classe que conterá o método main. Você pode colocar o nome da classe como Principal, e a mesma servirá para instanciar as classes modelo e iniciar o programa. Use uma linguagem de programação orientada a objetos para executar a tarefa, crie um projeto e, depois de concluídas as atividades, exporte o projeto no formato zip e envie o arquivo.

Soluções para a tarefa

Respondido por simonegermano1630sim
1

Resposta:

Nós conhecemos a linguagem de programação, a sintaxe, os componentes e a ferramenta, mas para desenvolvermos um sistema é preciso conhecer também a Regra de Negócio do cliente, também conhecida como Domínio da Aplicação. Este é um dos desafios que todo programador encara no início de um projeto ou de um emprego, ao menos que ele já conheça a regra de negócio por experiências anteriores.

Bem, existem softwares para diversas finalidades, como controle de estoque, administração financeira, contabilidade, emissão de pedidos, recursos humanos, entre outros. Cada um desses sistemas respeita uma série de validações, restrições e funcionalidades para que a sua utilização seja objetiva, ou seja, atenda as necessidades apontadas pelo cliente. Em um sistema de controle de estoque, por exemplo, a regra de negócio basicamente consiste nas entradas e baixas da quantidade dos produtos quando uma nota entra no sistema ou quando o produto é vendido. Todo esse fluxo de entradas e saídas deve ser controlado pelo software por meio de banco de dados, funções e procedimentos implementados pelo programador. Um simples erro na semântica do código ou na execução de uma função pode afetar o controle desses dados no sistema, que por sua vez, não armazenará informações íntegras.

Já a regra de negócio de um sistema contábil é diferente. É preciso conhecer leis, tributações, códigos contábeis e impostos para desenvolver um sistema eficiente para este ramo. Eis que surge uma observação: nem todos os desenvolvedores conhecem as regras de negócio (ou domínio da aplicação) para qual o sistema será desenvolvido. Cabe a ele pesquisar, informar-se com outros profissionais e compreender como as engrenagens do sistema funcionam. Apesar da complexidade, existem regras de negócio que possuem características semelhantes e ajudam desenvolvedores a reduzir a dificuldade em aprender um novo segmento.

Explicação:


flaviofsp: Infelizmente a resposta não atende o objetivo.
Respondido por amazingbooks
10

Resposta:

Segue anexo.

Explicação:

Devem ser criados dois pacotes: modelo e controle

Anexos:
Perguntas interessantes