proibições e cautela de osteoporose
Soluções para a tarefa
Osteoporose
A osteoporose é uma doença crônica, multifatorial e assintomática, que ocorre quando há uma diminuição progressiva da massa óssea, fazendo com que os ossos se tornem frágeis e propensos às fraturas.
É considerada um problema de saúde pública mundial, que aumenta com o crescimento e envelhecimento da população. É uma das principais causas de morbimortalidade em idosos, além da inabilidade física e diminuição da qualidade de vida.
Prevenção da osteoporose
O objetivo principal da prevenção e do tratamento é evitar as fraturas, que ocorrem mais comumente em locais como coluna, punho, braço e quadril. Porém, esta é a prevenção secundária, pois neste momento a osteoporose já se instalou.
A prevenção primária se dá por medidas necessárias como alimentação adequada, prática de exercícios físicos e hábitos de vida para um envelhecimento mais saudável evitando e/ou minimizando as consequências da osteoporose.
Estas medidas preventivas são necessárias ainda na infância e adolescência, quando a massa óssea está se formando, porém é fundamental saber o porquê da perda da massa óssea.
A perda da massa óssea pode se dar por falta de nutrientes na alimentação e também pela excreção urinária dos mesmos. Ou seja, tão importante quanto a entrada é evitar a eliminação dos nutrientes. Há alguns fatores que favorecem aumentar a excreção urinária do cálcio, que são, em excesso: cafeína, sódio, açúcar, proteína animal, gordura e aditivos químicos.