professr de educaçao fisi~ca que formatou as regras da ginasticas de tranpolin?
Soluções para a tarefa
UM POUCO DE HISTORIA SOBRE O
MINI-TRAMPOLIN
A história apresenta-nos, que o surgimento do Trampolim ocorreu a centenas de anos, contudo não se pode precisar a suaorigem, sabe-se que na Idade Média os acrobatas de circo, utilizavam tábuas de molas nas suas apresentações e os trapezistas realizavam novos saltos a partir do impulso realizado da rede de segurança.
Estas podem ou não ser as verdadeiras origens do Trampolim, mas é certo que no início desse século havia apresentações que usavam uma "cama elástica" para entreter as plateias. A cama elástica era,na realidade, um pequeno Trampolim coberto com roupas de cama sobre o qual os artistas desempenhavam a maior parte de seus atos.
Por outro lado, o Trampolim em si, na história circense, foi desenvolvido primeiramente por um artista chamado Du Trampolin, que viu a possibilidade de usar a rede de segurança do trapézio como uma forma de propulsão e aparelho de descolagem e a experimentou comdiferentes sistemas de suspensão, finalmente reduzindo a rede a um tamanho prático para performances em separado.
No inicio dos anos 30, o norte-americano George Nissen fez um Trampolim na sua garagem e o usou para ajudá-lo em suas atividades de queda e mergulho. Percebeu então que podia entreter plateias e também deixar as pessoas participarem nas suas demonstrações.
O Trampolim como desporto, então,foi criado por George Nissen em 1936 e foi institucionalizado como modalidade desportiva nos programas de Educação Física em escolas, universidades e treinamentos de militares. Recentemente está muito praticado nas academias do mundo inteiro. Desta forma, nascia então o novo desporto. Na segunda guerra mundial, também se utilizou o Trampolim. A escola da marinha e aeronáutica dos E.U.A. aplicou ouso do Trampolim no treino dos seus pilotos e navegadores. Depois da guerra, o desenvolvimento do programa espacial trouxe novamente o Trampolim, para contribuir no treino tanto de astronautas americanos quanto de soviéticos, dando-lhes a experiência de posições corporais variadas em voo.
Os primeiros campeonatos do mundo realizam-se no ano de 1964 em Londres.
Em Portugal as primeirascompetições de trampolim, foram organizados pela Federação Portuguesa de Ginástica, no entanto, em 1990 é criada a Federação Portuguesa de Trampolim e Desportos Acrobáticos.
Nos Jogos Olímpicos de Sydney – Austrália, em 2000, o trampolim é considerado modalidade olímpica, estando Portugal esteve representado por Nuno Merino.
Todos os saltos de Mini Trampolim se dividem em 5 fases:
1. Corrida debalanço: deve ser em aceleração progressiva;
2. Pré-chamada: última passada que deve ser longa e rasante;
3. Chamada: pés apoiados em simultâneo e ligeiramente afastados, com Membros Inferiores (MI) ligeiramente fletidos, e Membros Superiores (MS) lançados de trás param a frente;
4. Salto: momento em que se realizam as ações que definem o salto;
5. Recepção/Queda: contacto com o colchão, deve sercom os dois pés ao mesmo tempo e ligeiramente afastados, e com ligeira flexão dos MI.
6.
Salto em Extensão (Nível Introdutório)