Professores e teóricos relacionados a área de ensino de idiomas têm refletido e pesquisado sobre as características dessa participação do alunado e como os esforços dos estudantes têm contribuído para a sua aprendizagem. A partir desses estudos, surgiram discussões acerca do que seriam as estratégias individuais de aprendizagem da língua estrangeira. OXFORD, R. L. Language learning strategies: what every teacher should know. New York: Newbury, 1989 (tradução nossa). Tendo em vista os estudos realizados na unidade II do livro Práticas de Ensino de Língua Inglesa II, em um texto informativo de 5 até 15 linhas, indique de que forma os alunos podem contribuir para a sua própria aprendizagem.
Soluções para a tarefa
O aprendizado é uma via de mão dupla, depende tanto da maestria do docente, quanto do interesse e disposição do estudante.
No estudo de línguas estrangeiras os alunos dispõem de diversos recursos. Atualmente os meios digitais representam uma fonte de fácil acesso para o aprendizado.
A imersão na cultura é essencial para a compreensão de uma nova linguagem. Por isso, o estudante pode contribuir nesse processo, buscando por conta própria conteúdos estrangeiros online.
É possível incluir na rotina a linguagem por meio de séries, podcasts e leitura de notícias, ou outras atividades que apreciar.
Dessa maneira, o aluno complementa e potencializa o trabalho realizado pelo professor, enriquecendo o aprendizado e levando para a classe uma bagagem maior.
Espero ter ajudado!
Espero que tenha encontrado a resposta.