produzir uma carta aberta a sociedade
Soluções para a tarefa
Resposta:
CARTA ABERTA À SOCIEDADE
POSICIONAMENTO DO PROJETO DE EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA INTEGRAR,
Dada a situação de anormalidade instituída pela pandemia do Covid-19, o Projeto de Educação Comunitária Integrar, com o apoio das personalidades e entidades que assinam este documento, se posiciona em favor do adiamento do ENEM e demais exames de admissão no Ensino Superior de 2020; se opõe à instituição da educação a distância no Ensino Básico e nas IES como alternativa educacional neste período de crise e propõe uma postura crítica por parte de educadores, educandos e instituições reguladoras que permita fortalecer a luta pelo acesso universal à educação gratuita e de qualidade.
Os exames de admissão nas IES brasileiras, por seu caráter competitivo e excludente, não são capazes de corrigir verdadeiramente as desigualdades históricas no acesso a essas instituições. Em contrapartida, manter o calendário de provas estabelecido antes que fôssemos acometidos pela pandemia do Covid-19 mostra-se uma opção capaz de promover o aumento de tais desigualdades.
O plano educacional promovido pelo atual Ministério da Educação nesta pandemia fere um dos pilares que constituem o nosso projeto e de todo aquele que se compromete com a transformação social: a luta pelo amplo acesso à educação pública. As classes populares não têm condições de, afastadas fisicamente das escolas e cursinhos populares, seguirem seus estudos e se prepararem para provas de ingresso ao Ensino Superior. A oferta de atividades on-line não é uma alternativa válida, posto que, muitas vezes, não há condições de acesso à internet por parte dessas mesmas camadas da população. Esse prejuízo não acontece com parcelas da sociedade mais abastadas; estes, longe das instituições de ensino, muitas vezes conseguem “não parar”. Um calendário de provas que ignore essa realidade é, assim, instrumento de desigualdade social.