PRODUZIR UM TEXTO DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO COM O TEMA: “
A TRAJETÓRIA DAS MULHERES E SUAS CONQUISTAS "DE DIREITOS IGUALITÁRIOS" ATÉ OS DIAS ATUAIS”
SUA REDAÇÃO DEVE CONTER NO MÍNIMO 15 LINHAS E NO MÁXIMO 30
Gente, me ajudem por favor. É para entregar até 00:00.
Soluções para a tarefa
desculpas queria muito poder ajudar mas ainda não estudei isso
Resposta:
A história das lutas das mulheres e do feminismo existe há mais de 200 anos, sendo marcada por diversos momentos e fatos históricos. Geralmente, considera-se como marco da historiografia feminista a luta organizada das mulheres por igualdade de direitos e deveres durante a Revolução Francesa.
O primeiro documento a mencionar a igualdade jurídica entre mulheres e homens foi a “Declaração dos Direitos das Mulheres”, publicada em 29 de outubro de 1771. Olympe de Gouges, escritora e militante francesa, a elaborou como uma crítica à Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, que anunciou direitos de igualdade e liberdade que se aplicavam apenas aos homens. Enquanto isso, as mulheres continuavam sem o direito de votar, de ter acesso a instituições públicas, à liberdade profissional, direitos de propriedade, etc. A declaração foi rejeitada e permaneceu em completo esquecimento até 1986, quando foi publicada por Benoîte Groult.
Em meio aos ideais iluministas e das ideias revolucionárias propostas pela Revolução Francesa e pela Revolução Americana, o movimento foi tomando forma e acrescentando seus próprios ideais, como os direitos sociais e políticos. Nesse contexto, o movimento ganhou espaço e conquistou mulheres de vários países da Europa, dos EUA e da América Latina com as lutas pelo direito ao voto. Após o que chamamos de nascimento do movimento, podemos dizer que ele ficou latente por um tempo, até que em 1960 ressurge em meio aos movimentos contestatórios que surgiram neste período, como por exemplo, as lutas pacificadoras contra a Guerra do Vietnã e o movimento hippie, que provocou mudanças significativas na sociedade.
O período ditatorial brasileiro foi de 1964 a 1985. Foi um período marcado pela supressão dos direitos constitucionais, pela censura, perseguições políticas e forte repressão aos que se atreviam a se opor ao regime. O cenário propiciou mudanças significativas na sociedade brasileiras, fazendo com que surgissem grandes desigualdades sociais, políticas, culturais e econômicas. Este momento da história do Brasil proporcionou o surgimento de vários movimentos que pregavam, além da liberdade de pensamento, a igualdade entre os gêneros. Nos anos 60 o feminismo militante, que brotou nas ruas, surge como uma consequência da resistência das mulheres à ditadura, colocando em evidência a questão da mulher. Esse movimento tinha como um de seus objetivos contestar o poder, tanto no mundo privado das relações entre homem e mulher, quanto dentro da sociedade.
Nesse artigo trataremos mais detalhadamente da trajetória e das conquistas do Movimento Feminista no Brasil a partir da década de 60, passando pelo período da ditadura militar, até os anos 80. A metodologia adotada caracteriza-se como revisão bibliográfica, na qual a fundamentação foi obtida através da leitura de livros e artigos acerca do tema escolhido.
O objetivo desse trabalho é descrever as lutas do movimento no referido recorte, bem como qualificar e evidenciar as conquistas que a sociedade em geral obteve com a luta das mulheres e ainda, ressaltar os direitos que o feminismo no Brasil ainda reivindica e ainda não foram conquistados.
Faz isso no Word
Explicação: