Informática, perguntado por maianemarques61, 5 meses atrás

Produzir um texto de, no mínimo 15 linhas, sobre "Como o meio ambiente, a sociedade e a Tecnologia podem conviver de maneira harmoniosa?".​

Soluções para a tarefa

Respondido por kaiquedevid07
0

A evolução tecnológica revolucionou a maneira como vivemos as nossas vidas. A comunicação e outro número de serviços está hoje disponível à distância de clique ou uma simples mensagem de chat. A tecnologia evoluiu tanto, e com essa evolução a necessidade de usar diferentes recursos naturais para suportar esta evolução tecnológica. As nossas vidas foram impactadas pela evolução tecnológica de tantas maneiras diferentes, que é difícil quantificar ou enumerar algumas das áreas mais afetadas. Neste artigo, será abordado o impacto das tecnologias no meio ambiente.

Como em tantas outras áreas, a evolução tecnológica tem um impacto significativo nos recursos que consumimos por todo o planeta.

Energia elétrica é usada para fazer trabalhar a tecnologia de hoje em dia, no entanto para gerar a crescente energia necessária, são também criados subprodutos prejudiciais à nossa saúde e para o planeta.

Produção de energia elétrica

A produção de energia elétrica mais que duplicou nos últimos vinte anos, com um grande impacto do continente asiático:

O Impacto das tecnologias no meio ambiente

 

O Impacto das tecnologias no meio ambiente

Fonte: Enerdata

Com este aumento, e porque apenas recentemente esforços adicionais foram tomados para a introdução de energias renováveis, a maior parte veio do consumo de combustíveis fósseis, gerando com isso, conhecidos efeitos secundários, como aquecimento global ou o buraco de ozono e muita poluição. Apenas recentemente, uma maior consciência e reconhecimento que estes factos estão ligados, permitiram criar as condições necessárias para atrair mais consciência para os impactos negativos da utilização destes recursos nas nossas vidas e com isso a necessária vontade política para começar a fazer mudanças.

Produção de energia no mundo

Não existem informações fiáveis acerca do número de computadores ou outros dispositivos eletrónicos no mundo, de hoje ou no passado, mas existe informação acerca dos números de dispositivos ligados à internet ao longo do tempo:

O Impacto das tecnologias no meio ambiente

Fonte: Internet Live Stats

Estes números permitem criar uma referência para o crescimento dos dispositivos eletrónicos usados nos últimos anos, que permite ter uma ideia de quanta energia é necessária para manter todos estes dispositivos a funcionar.

No ano 2000, havia cerca de 415M de dispositivos ligados à internet, que nesta altura, significa computadores. Em 2016 e tendo em conta todos os tipos de dispositivos, havia cerca de 3.5MM. Isto representa um crescimento de 826% em 16 anos. É expectável que estes valores continuem a crescer dramaticamente com a crescente introdução de outros tipos de dispositivos. De realçar que não é claro se estes números incluem todos os equipamentos de rede (networking) necessários para manter a “internet” ativa, tais como servidores e routers.

Apesar da maior parte dos serviços de internet que usamos hoje estejam montados em infraestruturas “could”, ainda são necessários computadores físicos para os disponibilizar. As grandes empresas partilham recursos de IT através de datacenters que concentram um grande número de servidores, enquanto partilham o mesmo edifício e mecanismos de refrigeração, tornando-se assim uma maneira mais eficiente de providenciar serviços de IT. No entanto, os datacenters continuam a precisar de energia elétrica para funcionar.

 

O que pode ser feito para minimizar o impacto no meio ambiente?

Vivemos numa sociedade onde regra geral, a consciência ambiental não existe. Isto é uma realidade transversal a todos os sectores da nossa sociedade. Os governos não têm a determinação para fazer alterações significativas visto que também não existe motivação da sociedade para de uma forma clara e determinada encorajar estes movimentos.

Também, a maneira como a maioria das pessoas leva o seu quotidiano, onde os bens materiais são descartáveis, nem todas as pessoas estão preocupadas em se desfazer destes bens através da reciclagem, habitualmente escolhendo a maneira mais fácil que é simplesmente deitar fora no lixo comum. Quantas vezes lhe foi oferecida uma palhinha de plástico para a sua bebida ou simplesmente atirada para dentro do seu copo? Quantas vezes recusou a palhinha de plástico? A grande maioria dessas palhinhas acaba no lixo comum, ou durante o processo, a flutuar no oceano (por muitas razões). Pequenas ações, como recusar uma palhinha de plástico pode ter um impacto significativo no meio ambiente. Isto aplica-se a muitas outras situações. Simplesmente precisamos de pensar nas coisas que deitamos fora minutos depois de as recebermos. Recuse essas coisas.

Explicação:

Perguntas interessantes