Produzindo, conhecendo e pensando arte, o homem desenvolve sua percepção, imaginação e sensibilidade. É função do ensino de
artes:
O a. Valorizar os aspectos emocionais, corporais, culturais, históricos e sociais.
b. Produzir atividades que desenvolvam a habilidade motora.
O c. Registrar as experiências bem-sucedidas dos alunos.
d. Selecionar a produção dos alunos, valorizando o talento individual.
Oe. Realizar exposições com os melhores trabalhos realizados pelos alunos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Qualquer pintura tem sempre, pelo menos, três histórias a contar:
I – A primeira é a história da forma como o observador vê, sente e interpreta a pintura. Essa observação vai depender das experiências do observador ao longo da vida, da sua capacidade criativa, da sua curiosidade, do seu conhecimento de história da arte, que pode ser muito pouco ou nulo. O observador faz uma primeira interpretação, de uma maneira informal, apercebendo-se da composição, da paleta de cores que o artista utilizou, do tempo cronológico, dos materiais utilizados na representação do espaço, do vestuário e dos símbolos
II – A segunda é a da pintura propriamente dita: como o artista “brincou” com a luz, a forma, a composição do quadro e a sua capacidade criativa ao descrever a história.
III – Por fim, a terceira é a história do artista e do seu tempo: onde e como viveu, quais as características da sua pintura, como era a vida naquela época (a moda, a alimentação, o vestuário e os costumes).
Pode-se dizer que está correto o que se afirma:
Resposta Selecionada:
a.
I, II e III
Pergunta 2
1 em 1 pontos

Acerca dos museus de arte (virtuais ou não), locais onde as pessoas podem ver e apreciar imagens que os artistas produziram ao longo do tempo, assinale a opção correta.
Resposta Selecionada:
d.
A visita ao Museu de Arte, mesmo que virtual, provoca o gosto pela descoberta das impressões sensoriais, a curiosidade e o prazer.
Pergunta 3
1 em 1 pontos

Ler obras de Arte: ação que, para ser realizada, inclui necessariamente as áreas de Crítica e de Estética. A leitura de obra de Arte envolve o questionamento, a busca, a descoberta e o despertar da capacidade crítica dos alunos. As interpretações oriundas desse processo de leitura, relacionando sujeito/obra, contexto, não são passíveis da redução certo/errado. Podem ser julgadas por critérios, entre outros, tais como:
Resposta Selecionada:
b.
Pertinência, coerência, possibilidade, esclarecimento, abrangência e inclusividade.
Pergunta 4
1 em 1 pontos

Arte é linguagem, por se tratar de um sistema de representação, que utiliza, principalmente, signos não verbais como:
I – Cor, luz e sombra.
II – Planos, formas, som e imagem.
III – Gesto e movimento.
IV – Harmonia, equilíbrio e ritmo.
Pode-se dizer que está correto o que se afirma:
Resposta Selecionada:
e.
I, II, III e IV.
Pergunta 5
1 em 1 pontos

A ampliação da consciência visual possibilita:
Resposta Selecionada:
c.
A construção de um repertório de imagens significativas.
Pergunta 6
1 em 1 pontos

A perspectiva recorre a linha para criar efeitos. Baseada nessa afirmação, escolha a opção correta no que se refere à perspectiva.
Resposta Selecionada:
a.
A perspectiva é uma técnica de representação que possibilita a ilusão de espessura e profundidade das figuras.
Pergunta 7
1 em 1 pontos

A avaliação de uma obra é realizada dentro de um contexto de valores, uma vez que os códigos do “bom gosto” foram historicamente consagrados pelas elites. Atualmente, a homogeneização da concepção de belo não é tão evidente, posto que as culturas estão em contato e são permeadas umas pelos produtos culturais das outras. A construção da ideia de belo submete-se, então, a uma série muito mais complexa e abrangente de mediações.
(Kátia Helena Pereira. Como usar artes visuais na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2007 – com adaptações)
A partir do texto apresentado e com relação à arte e à criatividade em sala de aula, assinale a opção correta.
Resposta Selecionada:
a.
Uma proposta de trabalho clara apresentada pelo professor/mediador favorece o processo criativo dos alunos.
Pergunta 8
1 em 1 pontos

As linguagens artísticas possuem um sistema próprio de organização. A linguagem visual também possui um código que são os elementos que servem para formar a sua mensagem. Com relação aos elementos que compõem a linguagem visual, assinale a opção correta.
Resposta Selecionada:
c.
A linha é um elemento visual que, traçada sobre uma superfície, pode sugerir movimento e ritmo, comunicar sentimentos e sensações.
Pergunta 9
1 em 1 pontos

Simbolismo:
I – Muitas obras usam a linguagem simbólica e alegórica, compreendida tanto pelos artistas como por seu público.
II – Objetos reconhecíveis, ainda que magnificamente pintados, representavam não só a si mesmos como a conceitos de significado muito mais profundo ou abstrato.
III – A familiaridade com essa linguagem diminuiu muito, mas pode ser reaprendida por meio do estudo das pinturas e dos conceitos da sociedade em que o artista viveu.
Pode-se dizer que está correto o que se afirma:
Resposta Selecionada:
c.
I, II e III
Pergunta 10
1 em 1 pontos

Produzindo, conhecendo e pensando Arte, o homem desenvolve sua percepção, imaginação e sensibilidade. É função do ensino.