Produzida no contexto da implantação da ordem republicana no Brasil, esta imagem (A) caracteriza representação cívica inspirada na Revolução Francesa, adequada ao projeto democrático estabelecido pelos republicanos brasileiros. (B) faz uso alegórico de um tema clássico para expressar o repúdio à exclusão da participação feminina nas instituições políticas do Império. (C) é uma alegoria da liberdade, da pátria e da nação, que contrasta com os limites da cidadania na nova ordem brasileira. (D) emprega símbolo católico como estratégia para obter a adesão da Igreja e diminuir a animosidade dos movimentos messiânicos. (E) é expressão artística do projeto positivista de divulgar uma concepção da sociedade brasileira sintonizada com os ideais de eugenia
#FUVEST
Soluções para a tarefa
A imagem apresentada é uma alegoria da liberdade, da pátria e da nação, que contrasta com os limites da cidadania na nova ordem brasileira. Letra C.
A imagem que apresenta a utilização de uma figura feminina, que no decorrer da história possui grande utilização para relembrar a ideia de liberdade da pátria e da nação, tendo sido utilizada como um símbolo da implantação da ordem republicana, como uma sinalização de uma nova época.
Mas mesmo que a imagem usada seja feminina, a expansão dos direitos femininos visando a igualdade com o masculino, mostra uma contradição no discurso.
Bons estudos!
Resposta:
C
Explicação: A imagem faz uso da figura feminina que, historicamente, remete à ideia “da liberdade, da
pátria e da nação”. A implantação da república no Brasil, entretanto, apresentou limites à
expansão da cidadania, o que configura uma
contradição ao discurso presente na obra de
Décio Villares