Produzida em 1959, a pintura de Jesús Helguera alude ao “Grito de Dolores” (1810), marco do processo de
independência no México. Na referida obra, o pintor elege e representa, em primeiro plano, dois importantes
símbolos que constituem a nacionalidade mexicana. Com base na análise dessa imagem e considerando o contexto
histórico da independência, explique:
a) os símbolos nacionais presentes na composição do quadro;
b) a relação entre os referidos símbolos e o processo de independência no México.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) A figura do Padre Miguel considerado o "Pai da Pátria". O pendão de Nossa Senhora Guadalupe, como símbolo da interação entre as culturas indígenas e hispânicas.
b) A igreja liderava exércitos para lutar pela abolição da escravidão e liberdade indígena.
A pintura “Grito de Dolores” representa um importante momento nos processos de luta por independência mexicana contra os espanhóis. Nota-se nesse quadro:
- a) O padre Miguel Hidalgo e a santa nossa senhora de Guadalupe.
- b) Esses dois símbolos se relacionam com o processo de independência do México, pois, o Hidalgo foi uma importante figura na luta contra os espanhóis e a nossa senhora de Guadalupe foi um símbolo de proteção utilizado pelos revoltosos.
Independência mexicana:
O processo de independência mexicana ocorre por meio de uma série de lutas contra o império espanhol. Dentre as marcantes figuras de luta contra os espanhóis e de auxílio aos indígenas, está o padre Miguel Hidalgo — retratado na imagem. Tido como líder dos movimentos contra a metrópole e “pai da pátria”.
Miguel Hidalgo se ligava com a nossa senhora de Guadalupe, pois, a santa se tornou um símbolo mexicano na luta contra a Espanha e era tida como protetora para os revoltosos — principalmente os religiosos, se encontrando nos discursos de Hidalgo.
Logo, a imagem relaciona o padre considerado como um “pai da pátria” mexicana com a santa tida como bastião nas revoltas.
Leia mais sobre a independência mexicana: https://brainly.com.br/tarefa/6267102
#SPJ1