Português, perguntado por edunewkurt, 2 meses atrás

Produza um texto sobre o ensino de Língua Portuguesa nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental, a partir das instruções abaixo.

Soluções para a tarefa

Respondido por jojotodyy
1

Resposta:A prática da importância da Língua Portuguesa

Explicação:

A prática da importância da Língua Portuguesa envolve vários elementos, ou seja, a socialização é um deles e com isso desenvolve o raciocínio, imaginação, o relacionamento entre ideias, a capacidade de pensar e extrair significados e a verbalização. Além disso, oferece aos alunos condições para prever sequências de ação, dirigir o próprio comportamento e participação das práticas com a Língua Portuguesa no Ensino fundamental. A metodologia utilizada na pesquisa foi uma abordagem teórica metodológica, onde a mesma foi pautada em uma pesquisa qualitativa, com caráter bibliográfico, assim, diversos autores puderam prestar suas contribuições para esse trabalho. Os resultados serviram de ponto de partida para objetivos ainda maiores do que este, como por exemplo, destacar a grande contribuição que a língua portuguesa possui em todos os níveis de ensino.A linguagem verbal manifestada nos usos da língua nas mais diversas situações das atividades humanas representa e/ou determina as experiências do homem na vida social, produzindo significados que constroem múltiplas identidades. Como afirma Rajagopalan (1998, p. 41), “a identidade de um indivíduo se constrói na língua e através dela”, o que, para Orland (2002, p. 203) resulta de que “ao significar, nos significamos, e é nisto que consiste os processos de identificação”. Para essas autoras, todo processo de significação e repetição histórica, que faz a língua significar para o sujeito, que também se significa na produção de sentido, constituído uma identidade; e deslocamento, lugar de interpretação, de produção de outro sentido, que historicizar o repetível, também é constituinte da identidade.

Além disso, a linguagem materializa os confrontos que se estabelece na sociedade, razão pela qual, o signo se torna arena onde se desenvolve a luta de classes. Os fenômenos ideológicos estão ligados as condições em forma de interação social, materializadas, de maneira mais explícitas ou menos, na palavra, o que define a natureza ideológica do signo (SILVA; SOUSA, 2017).

A flexão sobre estes fatos permite reconhecer os lugares sociais constituído/constituinte nas/das interações verbais e identificar os espaços de produção de sentidos dos diferentes seguimentos sociais nos discursos que se intercruza na sociedade. Com esse reconhecimento e, desenvolvendo a competência, na condição de usuário da língua o sujeito estará, em parte, instrumentalizado para o exercício da cidadania, interpretando e produzindo significados com os quais poderá interagir socialmente para construir e transformar realidade social (VIEIRA; FERREIRA; SCHMIDLIN, 2010).

A prática da importância da Língua Portuguesa envolve essas atividades citadas, que promovem a socialização: desenvolve o raciocínio, imaginação, o relacionamento entre ideias, a capacidade de pensar e extrair significados e a verbalização. Oferece aos alunos condições para prever sequências de ação, dirigir o próprio comportamento e participação das práticas com a Língua Portuguesa no Ensino fundamental (VIEIRA; FERREIRA; SCHMIDLIN, 2010).

Desses significados, cabe mencionar aqueles constituídos a partir do uso estético da linguagem verbal, cujo produto, a obra literária representa uma forma particular da experiência humana, um modo singular de vivencia emoções e aflições. O contato com essa dimensão estética da língua portuguesa, portanto, entre outras experiências de natureza semelhante, permitem desenvolver a sensibilidade e a criatividade, fatores de grande importância para a formação do homem (ANTUNES, 2007).

Por outro lado, em sociedade como a nossa escolarizada, industrializada, marcada pelo acelerado processo de produção de conhecimento, letrada enfim, o acesso a manipulação e a produção de informações são determinantes para o desenvolvimento de competências necessárias e valorizadas nas práticas sociais. O trato com a informação, por sua vez, depende sobre maneira do domínio da modalidade escrita da língua, principal veículo de difusão de conhecimento nesse tipo de sociedade (SANTOS, 2009).

Perguntas interessantes