produza um texto sobre a frasse que as crianças aprendam no colo o sentido da vida
Soluções para a tarefa
Resposta:
Participando da preparação do Natal entre amigos onde orações e reflexões são permeadas por belos momentos musicais, me deparei com a letra de um cântico onde, numa pequena estrofe, saltava essa maravilhosa frase: "Que as crianças aprendam no colo o sentido da vida".
Gostaria de trazer à reflexão a profundidade que está contida nessa simples frase e para isso vou dividi-la em duas partes:
- "O sentido da vida"
- As crianças aprendam no colo"
- Por primeiro convidaria a todos a pensar sobre o "sentido da vida" - será que temos todos um sentido para nossas vidas?
Encontrar o sentido da nossa existência talvez seja a tarefa mais árdua para todos nós, seres humanos.
Desde os tempos onde o homem começou a formação de pensamentos lógicos, ele se indaga:
De onde vim?
Qual é minha missão nesse mundo?
Para onde irei?
Tomando a questão, da missão, penso que seja através dessa busca que encontramos o caminho para dar sentido às nossas vidas.
Para isso precisamos de atenção externa e interna, que possibilite reconhecer nossos talentos e onde eles podem ser colocados à serviço do desenvolvimento, tanto pessoal, como da comunidade onde se vive.
Identificar facilidades, habilidades e também dificuldades, nos conduzem às pessoas, projetos, histórias e geografias que coroam nossa MISSÃO.
Quando nos ocupamos dessa intenção de estar de acordo com nossa missão, surge um casamento harmonioso do nosso ser mais íntimo com o fazer habilidoso que flui suavemente como o que conhecemos como profissão ou trabalho e que, numa orquestração magnífica, nos eleva tanto materialmente quanto espiritualmente culminando numa existência de plenitude e felicidade.
E como aprendemos que temos que dar um sentido às nossas vidas?
Desde muito pequenos, estamos observando a tudo e a todos e em nossa primeira infância, chegamos mesmo a imitar gestos, atitudes, etc.
Isto quer dizer que, tudo que está à nossa volta - tudo que vemos, sentimos, ouvimos, usamos, tem um profundo significado interno porque participa da construção do nosso próprio aspecto físico, mas também edifica o nosso modo de ver o mundo e as pessoas, definindo nosso interesse pela vida, nosso modus operandi, qualidades de positivismo, gentileza, respeito, carinho, coerência, etc.
Esse é então um processo passível de aprendizado, não excluindo-se a singularidade de cada um.
Tomando-se como verdadeira essa premissa, poderíamos deduzir que a criança que tem suporte dos pais, ou seja, tem um ambiente calmo, um clima de amor presenciando carinho entre os pais, atitudes positivas, incentivo, respeito, podendo ser tocada, acariciada e ter literalmente um "colo", teria uma facilidade maior em reconhecer seus talentos e, na medida de seu desenvolvimento ir trabalhando no sentido de agregar e potencializar forças para o cumprimento de sua missão de vida.
Quão prazeiroso é recordarmos as vezes que estivemos no colo de nossos pais, talvez até falando sobre o que queríamos ser quando crescêssemos!
Essas atitudes, além de nos darem a sensação necessária de proteção, também nos ajudam a encontrar os nossos espaços internos, por onde dialogamos com o mundo externo e vamos constituindo um jeito próprio de ser.
Aprendemos a nos conhecer, a lidar com nossas virtudes e dificuldades, clareando nossas verdades e objetivando nossas realidades. Nossa consciência se torna nossa aliada e assim vamos trilhando nosso caminho acordados com nossa missão que é a portadora do nosso sentido de vida.
Nessa época de Natal, de reuniões festivas, encontros alegres e uma espiritualidade que está em todos os corações, pensemos em como dar esse "colo" aos nossos filhos, nossos irmãos, nossos amigos e até aos inimigos, assim como Maria ampara em seu colo seu filho Jesus.
Pode ser um pequeno gesto, um sorriso, uma palavra, mas que contenha sim, a intenção do calor, do acolher, do carinho, do amor...
Isso com certeza pode, potencialmente, despertar no outro o seu próprio EU, que fortalecido, pode encontrar o caminho de sua missão, de seu sentido de vida!
Refletir é preciso!
Feliz Natal!
Explicação: