Produza um texto resumindo o Pós-Modernismo no Brasil.
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Resposta:
O Brasil vive a euforia do aparecimento das grandes indústrias no governo de JK. A comunicação avança em passo acelerado. Surgem as grandes indústrias automobilísticas, instalação de muitas emissoras de rádio e TV, aparecem as redes de televisão, os satélites, emissoras de rádio, jornais, revistas, teatro. Nunca se respirou coisas tão novas antes.
Jânio Quadros substitui JK na presidência prometendo uma “limpeza” geral na administração e na economia. Mas seu péssimo governo desagradou a todos tendo que renunciar sete meses depois. Goulart assumindo o poder, piorou ainda mais a situação. Tudo isto veio culminar com o golpe militar de 1964 que mergulhou o país numa ferrenha ditadura, só terminando em 1979. A ditadura trouxe uma série de horrores ao país, mas para a cultura a pior de todas foi a censura. Assim os jornais, revistas, teatro, cinema, música e televisão tinham que passar por uma prévia censura antes de serem levadas ao público.
Mesmo assim muita coisa boa apareceu. No Brasil surge o cinema novo, abandonando os modelos de Hollywood, aparece o teatro novo, surgem os festivais de TV e com isto aparece o famoso grupo da bossa nova. O que mais se salvou dessa época foi a música. Tivemos o surgimento do Tropicalismo onde a produção poética era divulgada. Surge também o primeiro movimento poético: o Concretismo.
CONCRETISMO:
Foi lançado oficialmente a Exposição de Arte Concreta realizada no Museu de Arte Contemporânea de São Paulo em 1956.
O grupo era formado por Haroldo de Campos, Augusto de Campos e Décio Pignatari que já estava formado desde 1952. Seus trabalhos eram lançados na revista criada por eles mesmos chamada de Noigrandres.
Seus criadores queriam produzir uma literatura à altura da sociedade da época, na qual os signos da técnica fossem valorizados de modo crítico.
Propunham o fim da poesia lírica e intimista, substituída por uma concepção de poesia fundada na concretude da palavra, isto é no seu aspecto verbal, sonoro e visual. Visto desta forma, a poesia transforma-se em objeto, que não representa sentimentos ou emoções, mas torna presente a realidade em si do poema.
Incorporando técnicas e recursos dos meios de comunicação, recuperando procedimentos das vanguardas modernas e sempre muito próximo das artes plásticas e visuais, o Concretismo visa captar e transmitir a realidade urbana, criticando indiretamente o capitalismo e a sociedade de consumo. Sua importância pode ser percebida na influência que até hoje existe na poesia brasileira.
Os teóricos do Concretismo consideravam que, a partir de um texto de Mallarmé ( um lanço de dados nunca abolirá o acaso) encerra-se o ciclo histórico do poema discursivo. Os concretistas propunham superar o tom declamatório da poesia tradicional, aproximando o poema das artes plásticas. Daí o apelo ao gráfico e ao visual, em consonância com o papel da comunicação visual da vida moderna. Buscavam a linguagem verbivocovisual (palavra-som-visual) o que implicava pôr em relevo o significante, o aspecto sensível do signo.
Além dos três fundadores acima, tivemos muitos outros brasileiros que seguiram esta corrente, tais como: Oswald de Andrade, Carlos Drummond de Andrade, Ferreira Gullar, Ronaldo de Azeredo, Reynaldo Jardim, José Lino Grunewald, José Paulo Paes, Pedro Xisto, Edgard Braga e outros.
Entre as principais características concretistas temos: poemas visuais, palavras entrecortadas ou figuras, poema em forma de figura, temas universais e atuais, primitivismo em alguns poemas.
Explicação: