produza um texto expositivo sobre a valorização da educação do Brasil 25 linhas
Soluções para a tarefa
Resposta:
Em primeiro plano, é necessário ressaltar a valorização do professor como algo essencial na melhoria do sistema educacional brasileiro. O fato de os salários desses profissionais serem, na maioria das vezes, relativamente baixos faz com que esses indivíduos busquem outros serviços para aumentar o poder aquisitivo, posto que o custo de vida, geralmente, aumenta deo maneira gradativa. Desse modo, reduz-se o tempo de dedicação à profissão primária e, consequentemente, as aulas passam a se[1] menos produtivas, fomentando o desinteresse por parte dos alunos. Somado a isso, o ato que a sociedade tem de subjugar a profissão incrementa a desvalorização dos professores, gerando uma perspectiva dupla de insatisfação profissional, o que diminui o potencial de transformação social desses.
Vale citar, ademais, a importância da ampliação do uso das tecnologias como aliadas no processo educativo. As inovações tecnológicas como a criação de núcleos integrados de pesquisa, a realização de aulas por videoconferências com outras escolas e a regulamentação do uso inteligente dos dispositivos móveis permitem, respectivamente, uma busca mais ampla pelo conhecimento, a mesclagem cultural e a interatividade nas aulas. Com isso, os alunos – impulsionados pela curiosidade e pelo desejo participativo característico da classe estudantil – terão mais interesse pelos estudos e, por consequência disso, os índices de evasão escolar serão reduzidos.
[4]Torna-se clara, portanto, a necessidade da implantação de medidas capazes de melhorar a valorização dos professores e de ampliar o uso das tecnologias nas escolas, porquanto esses projetos são de fundamental importância para aprimorar o sistema educacional supracitado. Em vista disso, o Governo Federal – juntamente às prefeituras, às ONG´s educativas e à mídia – deve fomentar a maior valorização dos profissionais da área, por meio do aumento das verbas destinadas aos salários dos professores e de programas de incentivo ao referido reconhecimento, através de propagandas e palestras nos bairros. Adicionalmente, o Ministério da Educação deve aumentar a disponibilização de recursos tecnológicos nas escolas. Dessa forma, a longo prazo, o sistema educacional melhorará.O Brasil atual é, de fato, um dos países com sua a situação educacional mais precária do mundo. Isso se confirma com a pela gritante banalização e desvalorização dos professores nas escolas do país, que, neste conceito deveriam ser os mais valorizados.
Não é incomum, infelizmente, observar observar, através de fontes informativas, alguns casos de desrespeito, agressões verbais e até mesmo físicas aos mestres dentro das escolas brasileiras, e isso pode ser confirmado através da pesquisa da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), que afirma que o Brasil é o país com maior número de agressões aos professores no mundo. Nesse sentido, pode-se observar o grande medo dos educadores em exercer suas próprias profissões sua profissão.
Vale salientar que, embora a grande desvalorização aos educadores venha, em sua maioria, diretamente de seus próprios alunos, este ato se deve também aos próprios pais dos mesmos, e até mesmo do Estado. Tendo em vista outros países com seus pisos salariais bastante superiores ao do Brasil, como, Coreia do Sul que, como a Coreia do Sul em que os professores são uns dos membros mais respeitados pela sociedade, pode ser afirmado pode-se afirmar que, o Estado brasileiro desvaloriza seus educadores até mesmo salarialmente.
Ao executar uma junção de todos esses problemas, pode se concluir que, a que a primeira ação que deve ser tomada para redimi-los ao máximo resolvê-los deve ser do Estado, conscientizando todas as pessoas sobre o problema. Esta medida pode ser tomada pela inserção do assunto dentro das escolas, destinado destinada aos pais, alunos e funcionários. Podem promover também campanhas por meios publicitários e jornalísticos, e claro, o aumento salarial destes profissionais de tanta importância para a educação do país.
Resposta:
A educação escolar brasileira não possui a devida valorização que deveria. As escolas públicas nem sempre possuem a infraestrutura necessária para garantir um trabalho de qualidade pelos professores e consequentemente isso influencia na aprendizagem dos estudantes.
Valorizar a educação não pode ser apenas atribuindo a ela a responsabilidade pelas mudanças que a sociedade deseja para os indivíduos. É preciso valorizar a educação com infraestrutura predial de qualidade, com salários dignos aos professores e demais trabalhadores, recursos materiais básicos e tecnológicos que garantam de fato uma educação de qualidade.
Como podemos falar de valorização da educação pública em um país onde o custo diário da alimentação escolar de uma criança na pré-escola é de R$0,53 (cinquenta e três centavos) enquanto que a alimentação de um detento nos presídios custa pelo menos 50 vezes mais que isso,
A valorização da educação necessita também de um olhar diferenciado das famílias, afinal a educação é também um dever da família. Infelizmente há casos em que algumas famílias transferem toda a responsabilidade da educação de seus filhos para escola.
A valorização da educação pública brasileira em todos os aspectos é condição fundamental para o desenvolvimento da nação.
Explicação:
Espero que tenha ajudado!.
verifica aí se dar tudo no seu caderno.